Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unifesp quer saber se a pandemia aprofunda a desigualdade social

Trabalhos serão recebidos até quinta-feira. Projetos se propõem a avaliar impactos do coronavírus na periferia da região metropolitana de SP

São Paulo|Agência Brasil

Unifesp vai escolher projeto para avaliar desigualdade social durante pandemia
Unifesp vai escolher projeto para avaliar desigualdade social durante pandemia Unifesp vai escolher projeto para avaliar desigualdade social durante pandemia

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebe até a próxima quinta-feira (2) projetos técnico-científicos que se proponham a avaliar se a pandemia do novo coronavírus aprofunda a desigualdade social na periferia da região metropolitana de São Paulo. A iniciativa foi lançada esta semana, em parceria com a Fundação Tide Setubal, organização não governamental de promoção de justiça social.

Leia mais: Prefeito de São Bernardo está internado na UTI com coronavírus

Conforme detalham as instituições em edital, apenas uma proposta será escolhida e contará com financiamento de R$ 160 mil. Poderão concorrer somente projetos que tenham como coordenador um docente efetivo da Unifesp. O prazo para desenvolvimento da pesquisa é de oito meses, mas há exigência de apresentação bimestral de resultados parciais.

Para medir o impacto nas comunidades socialmente mais vulneráveis, os pesquisadores deverão fazer um comparativo com o que observam de desdobramentos nesses locais, com territórios de diferentes perfis socioeconômicos. Os trabalhos vão partir de recortes temáticos, como restrição à mobilidade, perda de renda e aumento da pobreza.

Publicidade

Veja também: Arena Corinthians vai ter campanha de doação de sangue emergencial

Além do monitoramento e da análise crítica dos resultados, será solicitado dos participantes que façam recomendações de políticas direcionadas ao Poder Público, sociedade civil e empresariado. O propósito é que essas políticas visem à mitigação das desigualdades e a ampliação do sistema no momento atual e para novos surtos e pandemias similares.

As propostas deverão ser encaminhadas à Unifesp, exclusivamente pelo e-mail editalcovid19@unifesp.br. O edital de seleção pode ser lido, na íntegra, no link disponibilizado pela instituição: https://www.unifesp.br/images/DCI/Edital_Unifesp_Tide_Covid19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.