Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacina contra covid não chega e idosos ficam horas em pé em fila

UBS Sigmund Freud, na zona sul de SP, distribuiu senhas nesta manhã mesmo sem ter as doses disponíveis

São Paulo|Do R7

Vacina contra covid-19 não chega em UBS de Moema e idosos ficam horas em pé em fila
Vacina contra covid-19 não chega em UBS de Moema e idosos ficam horas em pé em fila Vacina contra covid-19 não chega em UBS de Moema e idosos ficam horas em pé em fila

A vacina contra covid-19 não havia chegado a UBS (Unidade Básica de Saúde) Sigmund Freud, na avenida Indianópolis, 650, em Moema, na zona sul de São Paulo, até as 9h30 da manhã desta segunda-feira (1º). Idosos estão na fila desde a madrugada, em pé, sem banheiro ou estrutura aguardando a chegada do imunizante da Astrazeneca.

Nilo Morassauti, de 83 anos, está sozinho na fila desde às 7h, horário em que deveria ter começado a vacinação na unidade. "Faz mais de duas horas que estou aqui. Distribuiram senha e a minha é 94. Não tô cansado, mas tem gente aqui com problema, cadeira de rodas, uma coisa muito complicada. É falta de respeito", cobra.

Segundo o idoso, ele está em confinamento há um ano, não procurou a vacina no fim de semana porque sabia que a demanda seria alta, por isso deixou para segunda. "Achei que estaria mais tranquilo. A gente veio, mas a vacina não chegou", diz Nilo.

Leia também

O blogueiro e comentarista esportivo do R7, Cosme Rímoli, está na mesma fila desde as 5h30 da manhã com a mãe de 83 anos e relata a situação degradante. "Abriu às 7h, mas já havia mais de 100 idosos de 80 a 85 anos na fila, em pé, no sol, sem banheiro. Tem gente sentada em escadas e a fila dá volta no quarteirão", revela.

Publicidade
Idosos descansam em escadas
Idosos descansam em escadas Idosos descansam em escadas

A mãe tem dificuldade para ficar em pé e ele levou um banco para que ela descansasse um pouco. "Alguns idosos estão desistindo de esperar. Não existe distanciamento social. A Secretaria de Saúde não enviou vacina e a previsão é de que chegue em uma ou duas horas ainda. Aqui não tem drive-thru. Tá um caos. Um só funcionário para distribuir a senha. Nunca vi isso, um absurdo", destaca Cosme.

Outras pessoas à espera da vacina reclamaram que a prefeitura divulgou que a dose estaria disponível nesta segunda-feira nas UBSs, o que não acontecia no início da manhã.

Publicidade

Por volta de 9h30, uma viatura da Polícia Militar chegou ao endereço.

A reportagem aguarda uma resposta da Secretaria Municipal de Saúde sobre a falta do imunizante, que chegou à UBS às 9h30 da manhã. Até o momento, foram distribuídas 150 senhas. 

Veja imagens da fila na UBS:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.