Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vídeo mostra tiro e agressões da PM em ação na zona norte de São Paulo

Moradores dizem que policiais teriam agido com truculência em abordagem. Na versão da PM, um homem tentou tirar a arma do policial na confusão

São Paulo|Kaique Dalapola e Márcio Neves, do R7, e Marcos Rosendo, da Agência Record

Imagens mostram agressões e tiro partindo de policiais militares durante uma ação da PM no bairro do Jardim Peri Alto, na zona norte de São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira (15).

De acordo com moradores, a Polícia Militar entrou no bairro perseguindo motoqueiros que estariam fugindo de uma abordagem. Na região, os policiais teriam tentado abordar moradores que estavam fazendo um churrasco na rua, e teriam dito que eles estariam envolvidos com os homens que fugiram da PM.

Leia também: Governo de São Paulo amplia uso de fuzil pela PM

Imagens mostram PMs dentro de uma casa no Jardim Peri
Imagens mostram PMs dentro de uma casa no Jardim Peri Imagens mostram PMs dentro de uma casa no Jardim Peri

Segundo a a PM, uma pessoa foi detida na ação e levada para o 72º DP (Vila Penteado), onde o caso será registrado. Para o R7, a mãe do adolescente que foi detido, a motorista Simone Aparecida Cruz, 44 anos, disse que a ação da PM foi truculenta.

Publicidade

"Meu filho estava no portão de casa quando os policiais passaram na rua e foram abordar. Já chegaram espancando. Os vizinhos viram aquilo e não concordaram, então foram tentar separar. Meu filho então foi pra dentro de casa, porque viu que os policiais já estavam na maldade, querendo espancar", conta a mãe.

A motorista afirma que, quando os PMs viram que o adolescente estava dentro da residência, invadiu a casa para pegá-lo. Simone conta que o adolescente foi muito agredito pelos policiais. "Bateram até em mim, bateram com o cassetete na minha perna".

Publicidade

Veja também: Não há número suportável para letalidade, diz comandante da PM

Na versão da Polícia Militar, os policiais estavam em patrulhamento e resolveram abordar dois suspeitos, quando homens que faziam um churrasco na calçada tentaram obstruir o trabalho dos agentes, começando uma briga.

Publicidade

Ainda segundo a PM, um dos moradores teria entrado em luta e tentado pegar a arma de um dos policiais. Logo outros moradores começaram a xingar os PMs, que pediram reforço. Vários carros da Polícia Militar foram para o local e dispersaram a confusão usando balas de borracha e spray de pimenta.

PM agrediu moradores durante ação na zona norte
PM agrediu moradores durante ação na zona norte PM agrediu moradores durante ação na zona norte

Imagens da confusão (vídeo acima) mostram o cabo da PM Martins, que participava do atendimento à ocorrência, empurrando um morador que tenta se aproximar. O policial fala repetidamente "sai de perto de mim", e coloca a mão no peito de um morador. Depois, o mesmo PM empurra outro rapaz pelo pescoço. Em seguida, o cabo efetua um disparo na diagonal, sem alvo, com sua arma de trabalho. 

Ao R7, um morador disse que os policiais militares também invadiram uma casa do bairro, atrás de um homem que eles apontavam como suspeito.

O morador, que não quis se identificar, disse que os policiais ainda usaram bombas e cassetete para agredir os moradores.

Segundo a Polícia Militar, dois policiais sofreram escoriações e foram encaminhados para o Pronto Socorro do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.

Procurada pelo R7, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) disse que a Polícia Civil está investigando o caso. Segundo a pasta, “os envolvidos foram conduzidos ao 72º Distrito Policial, onde foram ouvidos e liberados em seguida”.

A secretaria ainda disse que a PM instaurou inquérito policial militar para apurar os fatos. No entanto, não respondeu o motivos de os policiais terem entrado em uma residência sem autorização do proprietário e também não informou de o tiro para o alto seguiu o procedimento padrão da PM.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.