Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ABADS é homenageada aos 65 anos na Assembleia Legislativa de SP

Associação condecorada atende jovens com deficiência intelectual 

Saúde|Dinalva Fernandes, do R7

Alunos da ABADS se apresentam durante homenagem na Alesp
Alunos da ABADS se apresentam durante homenagem na Alesp Alunos da ABADS se apresentam durante homenagem na Alesp

A ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social), antes conhecida como Sociedade Pestalozzi, foi homenageada pelos seus 65 anos com uma sessão solene na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na manhã desta sexta-feira (24). Na condecoração, houve apresentações de teatro e dança dos alunos da associação e do cantor Valdeci Aguiar.

A ABADS é uma instituição filantrópica que atende cerca de 850 crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual nas áreas de educação, saúde, assistência social e na inserção ao mercado de trabalho. Boa parte das despesas vem de doações.

De acordo com a presidente da ABADS, Rose Amorim, o atendimento no local permite que esses alunos adquiram independência.

— A ABADS acolhe não só as crianças e jovens, mas também suas famílias, orientando sobre direitos, por exemplo. Aqui nós damos condições para o desenvolvimento psicomotor, da parte cognitiva, e ajudamos jovens a entrarem no mercado de trabalho. O objetivo principal é promover a autonomia e a independência.

Publicidade

A ideia de prestigiar a associação foi do deputado estadual Milton Vieira (PRB-SP), que presidiu a sessão. Para ele, a iniciativa pode ajudar a chamar a atenção da sociedade para a questão de crianças com deficiência intelectual.

Leia também

— Essa sessão solene é uma das mais especiais que já fizemos aqui porque se trata de vida, de superação. São crianças e famílias que vivem momentos que a sociedade não entende, porque a deficiência intelectual, o autismo e a síndrome de Down geram uma série de fatores dentro de casa. Então é importante eventos como esse para reunir esforços e mostrar que o poder público pode fazer mais e para que a sociedade conheça melhor o dia a dia dessas pessoas.

Publicidade
Ideia foi do deputado estadual Milton Vieira (PRB-SP)
Ideia foi do deputado estadual Milton Vieira (PRB-SP) Ideia foi do deputado estadual Milton Vieira (PRB-SP)

O deputado revelou ter conhecido a associação em 1993. Também estavam presentes na sessão a ex-modelo Andressa Urach, que é madrinha e voluntária na ABADS.

— É um privilégio e uma honra para mim ser voluntária da ABADS e conhecer esse trabalho lindo, que apoia as mães e os pais. Quando uma mãe vai até a ABADS, ela chega completamente perdida e com pedido de socorro. Eu até me emociono com isso porque, como mãe, sei que se pudesse a gente trocaria de lugar com os nossos filhos.

Publicidade

De acordo com José Antonio, pai de um aluno com deficiência intelectual atendido pela ABADS, é importante que essas instituições sejam apoiadas. 

— A ABADS é como se uma segunda casa para nós, pois passamos o nosso dia a dia convivendo com profissionais e com outras pessoas que passam pelas mesmas situações. Necessitamos de pessoas engajadas que lutem por nós porque não temos como lutar sozinhos. O Arthur [seu filho] evoluiu muito lá e hoje consegue fazer coisas simples, como escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho. Eu aprendo muito com ele e aprendo a lidar com ele.

Apesar do número grande de crianças atendidas no local, há fila de espera por uma vaga. Ainda segundo Rose, mais apoio possibilitaria aumentar a rede de atendimento.

— É uma pedra no nosso sapato. Hoje, pelo menos 700 crianças batem à nossa porta, e isso é um problema não só do poder público, mas de todos nós. Não há nada mais nobre do que investir no outro.

A presidente da ABADS, Rose Amorim (à direita), recebe placa de homenagem
A presidente da ABADS, Rose Amorim (à direita), recebe placa de homenagem A presidente da ABADS, Rose Amorim (à direita), recebe placa de homenagem

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.