Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bebê nasce dentro da bolsa da mãe em parto raro em Barretos (SP). Assista ao vídeo

O chamado parto empelicado acontece uma vez a cada 80 mil nascimentos

Saúde|Diego Junqueira, do R7

No parto empelicado, o próprio rompe facilmente a bolsa amniótica
No parto empelicado, o próprio rompe facilmente a bolsa amniótica No parto empelicado, o próprio rompe facilmente a bolsa amniótica

Um bebê nasceu empelicado no último dia 2 de agosto, em Barretos, no interior de São Paulo. Esse é um tipo raro de parto, que acontece a cada 80 mil nascimentos, quando o feto nasce sem romper o saco amniótico.

O caso é ainda mais curioso porque aconteceu de uma gravidez de gêmeos, nascidos de cesárea após 36 semanas de gestação.

“Eram gemelares de placentas diferentes. Enquanto a pediatra fazia o atendimento na primeira criança, a gente aguardava para fazer o parto do segundo gemelar. Mas foi expelindo espontaneamente. Aí saiu o feto com toda a membrana intacta”, disse o médico obstetra Waldemar Teixeira de Moraes e Souza, da Santa Casa de Misericórdia de Barretos.

O bebê foi então colocado sobre a barriga da mãe. Ele continuou respirando pelo cordão umbilical, protegido da área externa pela membrana.

Publicidade

— Estava sobre a barriga da mãe, enquanto a gente aguardava para retirar [da bolsa], porque o primeiro nenê estava sendo aspirado e entubado.

O momento foi gravado por uma enfermeira do hospital, Gisele Corrêa, que divulgou o vídeo em seu perfil no Facebook. Republicado por vários outros perfis, uma das postagens já tem mais de 10 milhões de visualizações.

Publicidade

Emocionada, a enfermeira escreveu:

“Olha o que tive a honra de filmar na minha querida Santa Casa Misericórdia.. Parto empelicado do 2 gemelar!!!Foi mágico. . Emocionante pra toda equipe! !! (...) Estavamos aguardando estabilizar o primeiro Baby e o segundo veio de mansinho, aliás, olha aí que lindo!!! Momento histórico! !!!”.

Publicidade

Veja o vídeo:

Not a Dailymotion video URL.

O médico explicou que era possível aguardar para iniciar o segundo procedimento justamente porque os bebês eram de placentas diferentes.

— Eu mesmo rompi a bolsa e levei aos cuidados da pediatra.

Com 35 anos de profissão, Souza estima que já tenha feito “mais de 10 mil partos”. Essa é a segunda vez que ele presencia um parto empelicado, mas a primeira documentada.

Os dois bebês, ambos do sexo masculino, estão no berçário da Santa Casa e passam bem, assim como a mãe deles.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.