Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Laboratório é acusado de erros durante testes da vacina da Pfizer

Empresa contratada pela Pfizer foi responsável por teste do imunizante em cerca de mil pessoas nos Estados Unidos

Saúde|Do R7

Publicação mostra possível falsificação de dados de laboratório
Publicação mostra possível falsificação de dados de laboratório Publicação mostra possível falsificação de dados de laboratório

Uma empresa terceirizada cometeu vários erros ao conduzir uma pequena parte dos testes clínicos da vacina anti-Covid da Pfizer, de acordo com artigo publicado pelo BMJ (British Medical Journal), que cita uma ex-funcionária.

A empresa de testes clínicos Ventavia, com sede no Texas, contratada pela Pfizer no ano passado para avaliar a eficácia de sua vacina, "falsificou dados" e "não rastreou efeitos colaterais", de acordo com o artigo, publicado na terça-feira.

A Ventavia desempenhou um papel pequeno nos testes da vacina, desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a empresa alemã BioNTech.

A empresa terceirizada testou cerca de 1.000 pessoas – em todo o mundo, a vacina foi testada em cerca de 44.000 pessoas.

Publicidade

Esses testes, que mostraram eficácia especialmente elevada, levaram à aprovação da vacina nos Estados Unidos e em países da União Europeia, por exemplo. 

A fonte principal do artigo do BMJ é uma ex-funcionária da Ventavia, Brook Jackson, que trabalhou na empresa por duas semanas, durante os testes da vacina Pfizer/BioNTech, e depois foi despedida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.