Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministros discutem ações para desenvolver vacina contra o zika 

Encontro acontece nesta quarta-feira (10) no Palácio do Planalto

Saúde|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Ministros se reúnem para discutir ações para combate ao Aedes
Ministros se reúnem para discutir ações para combate ao Aedes Ministros se reúnem para discutir ações para combate ao Aedes

Os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, da Saúde, Marcelo Castro e da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera discutiram nesta quarta-feira (10) novas tecnologias de combate ao vírus zika e debateram o alinhamento de ações conjuntas com institutos americanos de pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina. 

As informações são da Casa Civil. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto a pedido da presidente Dilma Rousseff. 

A ideia o encontro era que os ministros acertassem os detalhes de um projeto de desenvolvimento de vacina e de combate à doença antes de apresentá-lo à presidente Dilma.

Desde o dia 1º de fevereiro, quando fez um pronunciamento em cadeia de rádio de TV, a agenda da presidenta está focada no combate à doença. Ela tem pedido apoio a entidades para a prevenção e erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No dia 3 a presidente reuniu os seus ministros pra tratar do assunto.

Publicidade

Antes disso, no dia 29 de janeiro, a presidente Dilma mencionou os esforços do Brasil no combate à epidemia em telefonema ao presidente Barack Obama e pediu ampliação da parceria entre os países no combate ao zika. 

Mutirão

Publicidade

Dilma deve participar pessoalmente da campanha de conscientização das Forças Armadas no próximo sábado, dia 13, dia que está sendo considerado o “Dia D” de combate ao zika. A presidente deve visitar casas e conversar com moradores sobre as medidas que devem ser tomadas para eliminar o mosquito.

A clássica pergunta "é menino ou menina?" foi trocada para "qual o tamanho da cabeça?", diz médica

Publicidade

As visitas devem acontecer no Rio de Janeiro, cidade que está no centro das preocupações do governo por causa da Olímpiada. Para o combate à doença o governo já definiu em reuniões anteriores que vai pagar o Benefício de Prestação Continuada às famílias que tiverem crianças diagnosticadas com microcefalia; vai distribuir repelentes para grávidas que recebem o Bolsa-Família; e pediu a atuação de militares das Forças Armadas no próximo sábado (13).

Um ofício foi enviado na quinta-feira (4) da semana passada pela Casa Civil para a todos os ministros, secretários executivos das pastas e a presidentes de empresas públicas autarquias e fundações federais. O ofício convoca todos a participar do mutirão.

Paciência: palavra-chave para estimular desenvolvimento de crianças com microcefalia

Serão 220 mil militares das Forças Armadas em 356 municípios do país. A expectativa é visitar três milhões de residências somente no sábado. Também na semana passada, o ministro Jaques Wagner enviou aos 92 integrantes do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência) um pedido de comprometimento na campanha contra o mosquito. O conselho reúne os maiores empresários do País e representantes da sociedade civil.

Pesquisa nuclear

Nos próximos dias 22 e 23, a Agência Internacional de Energia Atômica faz uma reunião em Brasília, para tratar do uso de técnicas nucleares para o controle de mosquitos. Uma das medidas a serem discutidas é a adoção da chamada Técnica do Inseto Estéril, um tipo de controle de peste que utiliza radiação ionizante para esterilizar insetos machos, produzidos em larga escala em instalações especiais. Segundo a AIEA, a estratégia tem sido utilizada com sucesso em todo o mundo há mais de 50 anos para o controle de diversos insetos que comprometem a agricultura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.