Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que acontece com o corpo em uma intoxicação por formol

Mulher de 31 anos passou mal enquanto fazia escova progressiva e morreu de parada cardiorrespiratória; suspeita é de reação ao produto

Saúde|Brenda Marques, do R7

Uso de formol em alisadores de cabelo é proibido
Uso de formol em alisadores de cabelo é proibido Uso de formol em alisadores de cabelo é proibido

A morte de uma mulher de 31 anos após fazer uma escova progressiva no interior de São Paulo reascende o alerta sobre os riscos que produtos com formol oferecem.

A principal suspeita da Polícia Civil é de que Leidiane Ferreira dos Santos tenha sofrido uma reação alérgica aos produtos usados no alisamento capilar.

Diferentes substâncias da escova progressiva podem ter causado a reação alérgica, mesmo que em pequenas quantidades, de acordo com a dermatologista Damaris Ortolan, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O mais periogoso deles seria o formol, proibido por lei, mas que acaba sendo usado ilegalmente em alguns salões de beleza. O uso de formol para alisar o cabelo é considerado crime hediondo e infração sanitária, de acordo com o artigo 273 do Código Penal.

Publicidade

Ele é permitido apenas como conservante e endurecedor de unhas, com concentrações máximas de 0,2% e 5%, respectivamente, conforme resolução da diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Qualquer coisa que tinha ali dentro poderia causar a alergia. Mesmo que a pessoa tenha se exposto a pequenas quantidades, já pode ocorrer essa reação, tanto por inalação como por contato com a pele”, explica a médica.

Publicidade

Leia também: Tinta de cabelo e alisadores estão associados a câncer, sugere estudo

O toxicologista Sergio Graff esclarece que a reação alérgica depende muito mais do organismo da pessoa do que do produto em si. “É uma resposta exagerada do sistema imunológico do indivíduo."

Publicidade

Ele acrescenta que pelo fato de qualquer quantidade da substância ser capaz de provocar alergia, todos os cosméticos indicam no rótulo que seja feita a “prova do toque”.

“Você aplica uma pequena quantidade do produto numa região do corpo e espera 24 horas para ver se terá reação alérgica”, ensina o toxicoloxista.

"Organismo entra em colapso"

A principal preocupação quando se fala em intoxicação por algum tipo de produto é o choque anafilático. “É uma reação alérgica muito grave, que [ocorre] em minutos ou segundos, com a grande liberação de uma substância chamada histamina”, explica Damaris.

Os sintomas incluem inchaço na pele e nas vias respiratórias, náuseas e vômitos. Casos extremos podem levar à morte.

“Os vasos sanguíneos têm uma dilatação maior, a pressão cai, e a partir do momento em que a circulação [sanguínea] é alterada, não chegam os nutrientes e oxigênio necessários aos órgãos, então o organismo entra em colapso”, detalha a dermatologista.

Ela ressalta ainda que a morte de Leidiane pode ter sido causada pela intoxicação por formol, que pode acontecer com qualquer pessoa que for exposta a grandes quantidades, via inalação. “O produto evapora, aí a pessoa inala e tem intoxicação”, explica.

De acordo com a especialista, a possibilidade de ocorrer intoxicação por contato é mínima. “É difícil conseguir absorver grandes quantidades de formol através da pele”.

A intoxicação pode ser leve, moderada e grave. “A circulação do formol no organismo pode danificar diversos órgãos e ser fatal”, alerta Damaris.

O toxicologista Sergio Graff ressalta que todas as substâncias usadas em alisantes possuem pH altamente alcalino, por isso são corrosivas e, em alta concentração, podem queimar a pele.

“O ideal antes de fazer qualquer procedimento é perguntar qual o produto usado e verificar na embalagem se tem registro na Anvisa”, aconselha.

Grávidas devem evitar escova progressiva e tintura:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.