Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS diz que o vírus ebola está se espalhando mais rápido que esforços dos governos

Chefe da organização diz que a doença está fora de controle e alertou chefes de Estado

Saúde|Do R7

Escritório sendo desinfetado em Monróvia, capital da Libéria
Escritório sendo desinfetado em Monróvia, capital da Libéria Escritório sendo desinfetado em Monróvia, capital da Libéria

A diretora-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) Margaret Chan disse oficialmente nesta sexta-feira (1º) que o vírus ebola está se espalhando pela África rápido demais e que a doença está fora de controle, e somente com muito esforço a transmissão poderá ser barrada.

De acordo com as informações noticiadas pela Reuters, Chan conversou com os presidentes da Guiné, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, países com o maior número de mortos pelo ebola, e pediu medidas energéticas por parte deles.

— O surto está se espalhando mais rapidamente do que nossos esforços para controlá-lo. Se a situação continuar piorando, as consequências podem ser catastróficas, tanto em perda de vidas, quanto em perturbações socioeconômicas e risco de disseminação para outros países.

Suspeita de ebola em Goiânia é descartada pelo Ministério da Saúde

Publicidade

Segundo Margaret Chan, as práticas culturais também são culpadas pela enorme expansão da doença. Os enterros tradicionais e a crença de que o isolamento dos infectados leva à morte aumentam os riscos de contaminação e prejudica o controle do ebola.

O vírus ebola é transmitido por meio dos fluidos corporais, sangue e ambiente contaminados. Os infectados têm maiores chances de sobrevivência quando são tratados logo no surgimento dos primeiros sintomas, e doença causa hemorragia grave e tem taxa de mortalidade de 90%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.