Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Varíola do macaco: Queiroga diz que todos os laboratórios públicos terão testes até o fim do mês

Por enquanto, apenas quatro estabelecimentos públicos fazem o exame, um em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais

Saúde|Do R7, com Agência Brasil

Testagem em todos os Lacens vai agilizar resultados de exames
Testagem em todos os Lacens vai agilizar resultados de exames Testagem em todos os Lacens vai agilizar resultados de exames

Com o número de infectados com a varíola do macaco (monkeypox) perto de 3.000, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Brasil deverá ser capaz de diagnosticar a doença em todos os Lacens (Laboratórios Centrais de Saúde Pública) do país até o final de agosto. 

De acordo com o ministro, o governo federal se antecipou à emergência de saúde pública de importância global declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em julho e articulou formas de lidar com a doença e receber pacientes no sistema público.

Por enquanto, somente quatro Lacens realizam o diagnóstico da doença: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório da UFRJ, no Rio de Janeiro. Isso faz com que os resultados dos exames sejam mais demorados. 

Em entrevista ao noticiário Voz do Brasil, Queiroga ressaltou que a doença tem baixa letalidade. “A maioria dos casos é simples, de tal sorte que não é algo que se assemelhe à Covid-19, apesar de ser uma emergência de saúde pública global reconhecida pela OMS.”

Publicidade

Na última quinta-feira (11), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que recebeu solicitações de registro de seis kits para diagnóstico de varíola do macaco e que as análises dos pedidos já se iniciaram. 

O ministro da Saúde lembrou que a grande maioria de casos de varíola do macaco acomete homens que fazem sexo com outros homens e que o principal vetor de transmissão é o contato direto pele a pele ou pelas mucosas. “Isso é uma observação epidemiológica. Não tem cunho de estigmatizar cidadãos. Qualquer um pode adquirir”, complementou.

Publicidade

Outro ponto apresentado pelo ministro da Saúde é que o uso de preservativos não impede a contaminação referente à varíola do macaco. Entre as principais características da enfermidade estão: febre, lesões de pele, ínguas e crostas. “Os indivíduos devem ficar isolados”, explicou Queiroga, que estimou em três semanas o período de convalescência.

Queiroga afirmou ainda que o tratamento da doença até o momento se dá pelo tratamento dos sintomas, enquanto medicamentos antivirais específicos contra a doença estão sendo estudados.

Publicidade

Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas

" gallery_id="62ed330e416eb92907001e0d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/variola-do-macaco-queiroga-diz-que-todos-os-laboratorios-publicos-terao-testes-ate-o-fim-do-mes-15082022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.