Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas criam microrrobôs para aplicar medicamentos nos olhos

Campos magnéticos serão usados para garantir a aplicação exata de remédios e melhorar o tratamento de doenças oculares

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Microrrobôs no formato de espiral poderá ser usado em tratamentos oculares
Microrrobôs no formato de espiral poderá ser usado em tratamentos oculares Microrrobôs no formato de espiral poderá ser usado em tratamentos oculares

As doenças oculares, como glaucoma e edema macular diabético, poderão ser tratados com o uso de microrrobôs que levarão medicamentos para o interior do olho. Os avanços dessa pesquisa foram publicados pela Science Magazine nesta semana.

Leia também

O tratamento consiste na introdução de cerca de 10 mil microrrobôs no olho do paciente. Os cientistas usam um campo magnético para controlar a direção e a posição até chegar ao ponto onde o medicamento deverá ser aplicado. 

Os pequenos ajudantes têm o formato de um espiral e são produzidos por uma impressora 3D em nanoescala. Cada um dos microrrobôs é 200 vezes mais fino do que um fio de cabelo para conseguir e penetra com facilidade o humor vitrio, substância gelatinosa que ocupa o interior dos olhos.

Os medicamentos atuais atinge todas as estruturas que compõem o olho e isso é doloroso e incomodo para os pacientes. O novo método poderá reduzirá em 10 vezes o tempo de ação do remédio e ainda melhorar os resultados.

O uso dessa tecnologia no tratamento de pacientes que sofrem com problemas de visão é inovador, mas ainda não está tão perto de ser oferecido nos hospitais. O próximo passo da pesquisa é realizar testes em animais antes de avançar para o uso em cobaias humanas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.