Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Correios dos EUA planejam usar carros autônomos até 2025

Primeiros testes começam em rotas rurais já em 2019

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Empresa opera a maior frota de veículos do mundo e deve começar testes em 2019
Empresa opera a maior frota de veículos do mundo e deve começar testes em 2019 Empresa opera a maior frota de veículos do mundo e deve começar testes em 2019

O United States Postal Service (USPS), serviço de correios dos Estados Unidos, emitiu um comunicado em que afirma ter planos de usar carros autônomos ou semi-autônomos nos próximos sete anos, inicialmente em rotas rurais no país.

A ideia, segundo a nota divulgada na última segunda-feira (9), é manter funcionários dentro deles, mas a nova tecnologia dos veículos tornará mais eficiente os serviços: os motoristas não precisarão estacionar a todo momento para entregar uma correspondência.

A frota do USPS é a maior do mundo, com 228 mil veículos, e a direção do serviço já trabalha com as mudanças, em parceria com a Universidade de Michigan. Com os pesquisadores, a empresa planeja o chamado Veículo de Entrega Rural Autônomo, que deve ser testado em 28 mil rotas rurais até 2025.

Leia também

O veículo não irá apenas ser conduzido em rotas locais: os planos incluem os carros automatizarem os relatórios de entrega de pacotes, além de ajeitá-los na traseira, o que diminuirá custos com pessoal e tempo de serviço. Assim como os veículos semi-autônomos do mercado, o motorista poderá assumir a direção do veículo a qualquer momento.

Publicidade

O relatório aponta ainda que os pesquisadores da Universidade de Michigan entragarão um protótipo até dezembro e em 2019 devem começar os primeiros testes funcionais com rotas rurais com a utilização de 10 veículos, onde "ruas mais largas e bem marcadas" facilitam a condução automatizada.

Os planos para um futuro pós-2025 incluem ainda veículos 100% automatizados, sem volantes e pedais, com o máximo possível de robotização nas entregas de correspondências. Funcionários da empresa já estão preocupados, mas o relatório aponta em diversos momentos que a automatização planeja "manter empregos" e focar na eficiência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.