Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Foguete chinês deve cair no oceano Índico, perto da Austrália

Reentrada está prevista para as 23h38 deste sábado (8) e será acompanhada por astrônomos de todo o mundo

Tecnologia e Ciência|Do R7

Restos do foguete devem cair perto da Austrália, segundo especialistas
Restos do foguete devem cair perto da Austrália, segundo especialistas Restos do foguete devem cair perto da Austrália, segundo especialistas

Após alguns dias de expectativa, os astrônomos concluíram que o foguete Longa Marcha 5B da China, que está em queda livre após concluir a missão de colocar em órbita um módulo de uma futura estação espacial chinesa, deve finalmente fazer a reentrada na atmosfera terrestre no fim da noite deste sábado (8), por volta das 23h38, no horário de Brasília. 

Leia também: Foguete chinês está descontrolado, mas representa pouco perigo

Segundo os cálculos, o objeto deve cair em algum local próximo ao oeste da Austrália. A única cidade grande na região é Perth, a quarta maior do país, com cerca de 1,65 milhão de habitantes, mas de acordo com o astrônomo brasileiro Cristóvão Jacques, a tendência é que o foguete caia no oceano Índico. Outra opção é o grande deserto australiano.

Ele explicou que não se sabe se o foguete vai ser destruído durante a reentrada, "Nao é possivel calcular quanto de massa vai chegar ao chao porque ele está rodando e descontrolado", explicou Jacques. Juntamente com outros astrônomos brasileiros, ele fará uma live no YouTube sobre a queda do foguete a partir das 23h.

Publicidade

O empresário mineiro é dono do observatório Sonear, na cidade de Oliveira (MG), que faz parte da REA - Rede de Astronomia Observacional e da Bramon - Rede Brasileira de Observação de Meteoros. Segundo ele , dezenas de astrônomos brasileiros já estavam preparados para acompanhar a queda, caso acontecesse em território nacional.

"Se fosse cair no Brasil, teríamos 350 câmeras da Rede Clima ao Vivo è da rede da Bramon para cobrir um eventual reentrada. Com as últimas informações, vamos acompanhar por sites especializados neste tipo de acompanhamento e informando ao pessoal da live", explica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.