Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fundador da Huawei diz que EUA subestimam capacidade da empresa

Washington proibiu a gigante chinesa de comprar produtos norte-americanos por suposto envolvimento em atividades que ameaçam a segurança nacional

Tecnologia e Ciência|

Washington proibiu a Huawei de comprar produtos norte-americanos
Washington proibiu a Huawei de comprar produtos norte-americanos Washington proibiu a Huawei de comprar produtos norte-americanos

Os Estados Unidos aliviaram temporariamente as restrições comerciais à chinesa Huawei para minimizar os transtornos a seus clientes, medida que o fundador da maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo disse ter pouco significado porque ela já estava preparada para a ação dos EUA.

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, disse na terça-feira (21) em uma série de entrevistas à mídia estatal chinesa que o alívio não tem muito significado para a fabricante de equipamentos de telecomunicação, pois empresa já estava se preparando para tal cenário.

Leia também

"As ações do governo dos EUA no momento subestimam nossas capacidades", disse Ren em entrevista à CCTV, de acordo com uma transcrição publicada pela emissora estatal chinesa.

A licença temporária sugere que mudanças na cadeia de suprimentos da Huawei podem ter consequências imediatas, de longo alcance e não intencionais para seus clientes.

Publicidade

O Departamento de Comércio informou que vai avaliar se prolonga o período de licença para além dos 90 dias.

A proibição

Publicidade

O Departamento do Comércio dos EUA proibiu a Huawei Technologies de comprar produtos norte-americanos na semana passada, dizendo que a empresa estava envolvida em atividades que apresentavam risco à segurança nacional dos EUA.

A decisão ocorreu em meio a uma crescente disputa sobre as práticas comerciais entre Pequim e Washington. Os dois países aumentaram as tarifas de importação sobre produtos um do outro nas últimas duas semanas, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a China havia quebrado compromissos anteriores feitos durante meses de negociações.

Publicidade

Na segunda-feira (20), o Departamento de Comércio concedeu à Huawei uma licença de compra de produtos dos EUA até 19 de agosto para manter as redes de telecomunicações existentes em atividade e fornecer atualizações de software para smartphones Huawei.

A empresa chinesa ainda está proibida de comprar hardware e software produzidos nos EUA para fabricar novos produtos sem licenças adicionais, que são difíceis de obter.

A medida tem o objetivo de dar às operadoras de telecomunicações que dependem de equipamentos da Huawei tempo para fazer outros planejamentos, disse o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, em comunicado na segunda-feira.

"Em suma, esta licença permitirá que as operações continuem para os atuais usuários de telefones celulares da Huawei e redes rurais de banda larga", disse Ross.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.