Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça russa ordena que Telegram entregue códigos de criptografia

Empresa terá de pagar uma multa de US$ 14 mil e entregar chaves de segurança. Criptografia só poderá ser quebrada com ordens judiciais

Tecnologia e Ciência|Beatriz Sanz, do R7, com agências internacionais

App tem sua própria criptografia
App tem sua própria criptografia App tem sua própria criptografia

O aplicativo de mensagens Telegram que opera similarmente ao WhatsApp terá que entregar suas chaves de criptografia para a FSB, a agência de inteligência russa, seguindo uma ordem dada pela Suprema Corte do país.

Segundo a ordem do tribunal, a empresa terá que pagar uma multa de US$ 14 mil e tem apenas 15 dias para compartilhar o segredo de sua criptografia.

Um conjunto de leis aprovadas em 2016 pelo presidente Vladimir Putin, reeleito no último fim de semana, obrigam as empresas de tecnologia a entregar todos os dados dos cidadãos para o governo e os serviços de inteligência.

O argumento utilizado pelo FSB no julgamento é de que a entrega das chaves por si só não viola a privacidade dos usuários porque para abrir as conversas seria necessária outra ordem judicial.

Publicidade

O órgão de inteligência russa disse também que o aplicativo foi usado para planejar ataques terroristas.

Criptografia própria

Publicidade

O Telegram possui sua própria criptografia, ao contrário do Google e dos Facebook (dona do WhatsApp), que utilizam protocolos diferenciados.

A tecnologia do aplicativo russo é considerada um diferencial. É a empresa que armazena as chaves de segurança do Telegram.

Publicidade

No Twitter, Pavel Durov, um dos criadores do aplicativo se manifestou contra a decisão.

“Ameaças de bloquear o Telegram a menos que ele forneça dados privados de seus usuários não renderão frutos. O Telegram lutará pela liberdade e pela privacidade”, disse Durov.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.