Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Robô substitui maestro e rege orquestra humana

Equipamento tem rosto humanoide e braços que gesticulam para cima e para baixo durante a performance ao vivo de ópera 

Tecnologia e Ciência|Do R7

Robô maestro rege orquestra na Sharjah Performing Arts Academy, em Sharjah
Robô maestro rege orquestra na Sharjah Performing Arts Academy, em Sharjah Robô maestro rege orquestra na Sharjah Performing Arts Academy, em Sharjah

O maestro no palco não segura uma batuta, não usa fraque e não tem uma partitura, mas o Android Alter 3 está provocando uma tempestade enquanto rege o ritmo de uma orquestra sinfônica de músicos humanos.

O robô tem um rosto humanoide, mãos e braços que gesticulam com paixão, à medida que salta para cima e para baixo durante a performance ao vivo da ópera "Beleza Assustadora", de Keiichiro Shibuya, no Emirado de Sharjah.

Para Shibuya, um compositor do Japão, o papel dos robôs em nossa vida cotidiana pode estar aumentando, mas cabe a nós decidir como a inteligência artificial pode adicionar à experiência humana, e como robôs e humanos fazem arte juntos.

"Este trabalho é uma metáfora das relações entre humanos e tecnologia. Às vezes o androide fica louco e a orquestra humana precisa seguir. Mas às vezes os humanos podem cooperar de forma muito confortável", disse ele.

Publicidade

Shibuya escreveu a música, mas o robô rege o tempo e o volume da performance e até canta às vezes.

"A premissa é que o próprio androide está se movendo de acordo com sua própria vontade", disse seu técnico Kotobuki Hikaru.

"Os robôs e a IA que existem agora não estão completos. O foco do meu interesse... é o que acontece quando essa tecnologia incompleta se une à arte", disse Shibuya.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.