Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quais tecnologias vindas da Apollo 11 são usadas até hoje 

Já se passaram 50 anos que o homem foi à Lua pela primeira vez, mas os benefícios que a missão Apollo 11 trouxe são úteis na Terra até hoje

Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*

Tecnologia das missões Apollo são usadas até hoje na Terra
Tecnologia das missões Apollo são usadas até hoje na Terra Tecnologia das missões Apollo são usadas até hoje na Terra

O lançamento da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez, completou 50 anos nesta terça-feira (16). Mas, para que ocorresse esse momento histórico, foram necessários vários estudos e o desenvolvimento de tecnologias.

Leia também: Doze homens já pisaram na Lua e todos deixaram uma 'lembrancinha'

As inovações não ajudaram somente o homem a pisar na Lua, mas também foram incorporadas a equipamentos que facilitam a vida ainda hoje no dia a dia. Veja quais foram as tecnologias desenvolvidas para a missão Apollo 11 que são utilizadas até hoje na Terra:

Controles digitais de voo

Publicidade

Assim que foi iniciado o programa Apollo, os pilotos controlavam os aviões de modo mecânico, com cabos e hastes. Para evitar o erro humano e ter um voo mais preciso ao pousar na Lua, a Nasa contratou a Draper Laboratories para construir um sistema de orientação por computador.

Como é digital, o computador pôde fazer o uso de software complexo e armazenar grandes quantidades de dados.

Publicidade

Leia também

Após a missão Apollo, a Nasa e seus parceiros adaptaram para uso de aviões e agora é comum.

Segurança alimentar

Publicidade

Uma das maiores preocupações da Nasa, era garantir que os astronautas se alimentasse sem correr o risco de serem infectados e ficar doentes. Para isso, contratou a Pillsbury, companhia alimentícia. A empresa desenvolveu um método para assumir todo o processo de fabricação, desde a matéria-prima até a distribuição dos alimentos.

Nomeado de sistema de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), estava pronto tanto paras missões à Lua quanto implantado na própria empresa. Atualmente, o governo dos EUA exige que produtores de carne, aves, frutos do mar e sucos usem os procedimentos HACCP.

Cobertores espaciais desenvolvidos durante o programa Apollo
Cobertores espaciais desenvolvidos durante o programa Apollo Cobertores espaciais desenvolvidos durante o programa Apollo

Cobertores espaciais

A agência espacial descobriu que, ao inserir camadas múltiplas de myler - forte película de poliéster que tem resistência térmica e propriedades de isolamento -, poderia desenvolver um isolamento térmico muito mais eficiente.

Desde então, a Nasa começou a dominar a tecnologia, melhorando técnicas de fabricação e procedimentos de testes.

O isolamento térmico tem sido usado na maioria das espaçonaves e roupas da Nasa desde que foi criado.

Aparelhos auditivos recarregáveis

A tecnologia de baterias de aparelhos auditivos não surgiu durante as missões Apollo, mas foi resultado de estudos durante o programa e foi lançada em 2013. A tecnologia surgiu após a agência espacial querer transformar as baterias que foram usadas no módulo lunar em recarregáveis.

As pilhas de aparelhos auditivos sempre foram descartáveis, pois as baterias de zinco são fábricadas em tamanho menor que não exige uma recarga, e sim, uma troca. E, então, uma empresa fundada em 1996, pegou o ponto interrompido pela Nasa e desenvolveu a bateria de prata-zinco.

A bateria de para-zinco tem energia suficiente para durar um dia inteiro e pode ser recarregada mais de mil vezes sem perder o desempenho, além de serem recicláveis.

A agência espacial pretende desenvolver mais tecnologia com as próximas missões Artemis – que planeja levar uma mulher à Lua-, como novos objetivos e explorações a longo prazo.

Conheça os astronautas que foram enviados para a Lua há 50 anos

*Estagiária do R7, sob supervisão de Deborah Giannini 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.