Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Twitter lança ação para promover a importância da educação midiática

Rede social ativou permanentemente o emoji que aparece com as hashtags #PenseAntesDeClicar e #PenseAntesDeCompartilhar

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Twitter quer capacitar usuários para analisar criticamente os conteúdos que veem
Twitter quer capacitar usuários para analisar criticamente os conteúdos que veem Twitter quer capacitar usuários para analisar criticamente os conteúdos que veem

O Twitter ativou permanentemente, nesta terça-feira (28), o emoji que aparece com as hashtags #PenseAntesDeClicar e #PenseAntesDeCompartilhar. A ação foi pensada para a Semana de Educação Midiática e Informacional, organizada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)

Desde meados de 2018, a rede social e a UNESCO trabalham juntos para promover debates sobre a alfabetização midiática e informacional.

Segundo o gerente de Políticas Públicas do Twitter no Brasil, Fernando Gallo, a empresa defende o livre fluxo de informações e o direito de as pessoas se expressarem online, compromissos complementares que se cruzam ao discutir alfabetização midiática e informacional.

Leia também

"Entendemos a nossa responsabilidade na busca por uma maior compreensão sobre a necessidade de expansão da educação midiática, e queremos capacitar as pessoas que usam nosso serviço, para que possam analisar criticamente os conteúdos que veem", afirmou.

Publicidade

O Twitter já elaborou dois guias em parceria com a UNESCO e a Organização dos Estados Americanos: "Ensinar e Aprender com o Twitter", voltado para educadores, e "Alfabetização e Segurança Digital", que aborda não só a alfabetização digital como a segurança na rede social.

Novas configurações

O Twitter lançou recentemente novas configurações para promover o debate e combater a desinformação. Agora os usuários podem escolhaer quem pode responder às conversas que iniciarem na plataforma, por exemplo. Além disso, antes de tuitar, é possível selecionar se todos podem responder ao tuíte (configuração padrão) ou se apenas pessoas que segue ou, então somente pessoas que são mencionadas na publicação.

Publicidade

A empresa também começou a alertar usuários sobre a importância de ler notícias além dos títulos. Cada vez que um usuário retuitar um conteúdo noticioso, a plataforma pode avisar que "não é possível reconhecer a história toda só pelo título". A iniciativa tem como objetivo incentivar as pessoas a lerem conteúdos antes de os compartilharem.

"As pesquisas realizadas com dados iniciais destes testes fora do Brasil mostram que 40% das pessoas abrem as reportagens depois de ver o aviso. Isso mostra que essas iniciativas tendem a ser muito importantes para a melhoria da saúde e qualidade da conversa", completa Gallo.

Publicidade

A rede social também tem colocado avisos em tuítes que precisam de mais contexto . Em vez de simplesmente tirar do ar postagens comprovadamente falsas, o serviço passou a colocar um aviso e dar mais contexto ao assunto com informações curados e confirmados. Pesquisas realizadas com dados iniciais destes testes fora do Brasil mostram que 40% das pessoas abrem as reportagens depois de ver o aviso.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.