Wikipedia tem nova diretora executiva

Lila Tretikov assume o posto de Sue Gardner no próximo dia 1º de junho

Wikipedia tem nova diretora executiva

Lila Tretikov substituirá Sue Gardner

Lila Tretikov substituirá Sue Gardner

Reprodução/Wikimedia Foundation/Lane Hartwell

A Wikimedia, organização que administra o Wikipedia, nomeou Lila Tretikov como nova diretora executiva. Ex-diretora de produtos da empresa de software SugarCRM, Tretikov vai assumir no lugar da atual diretora Sue Gardner no dia 1º de junho.

O Wikipedia continua a ser um dos sites mais populares do mundo. A família de sites da Wikimedia rotineiramente é classificada entre os dez maiores no ranking Media Matrix de sites dos Estados Unidos do comScore.

Tretikov disse em um comunicado que tornar-se um Wikimedia é uma oportunidade de fazer parte de "algo maior que nós mesmos".

Casos de cyberbullying ficam famosos na internet e ganham página no Wikipédia

— Quando recebi a notícia, pensei: "Isto é grande tm todos os sentidos: um grande site – o quinto mais popular do mundo.Uma grande comunidade – 80 mil wikimedistas ativos em todo o mundo. E uma grande missão – Nada menos que fazer a soma de todo o conhecimento humano ficar disponível gratuitamente para todos.

Nascida na Rússia, Lila Tretikov se mudou para os Estados Unidos em 1994 para estudar ciência da computação e artes. A experiência em código aberto foi adquirida com o tempo.

Para o presidente do conselho da Wikimedia Foundation, a medida que um número crescente de pessoas em todo o mundo confiam no Wikipedia e nos projetos de informação livre, o movimento do grupo fica fortalecido pela nova liderança.

— Ela é uma líder excepcional, com uma paixão pelo conhecimento, formação técnica de profundidade e abordagem altamente colaborativa. Estamos muito animados em tê-la a bordo.

    Access log