Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aeronave italiana está em São Paulo para realizar a extradição de Battisti

O ex-ativista italiano segue foragido após o presidente Michel Temer assinar o decreto que autoriza a volta dele para o país europeu

Brasil|Marcos Rosendo, da Agência Record

Battisti é considerado foragido pelas autoridades
Battisti é considerado foragido pelas autoridades Battisti é considerado foragido pelas autoridades

A Policia Federal afirmou neste sábado (15) que autoridades da Itália já estão com um avião estacionado na Base Aérea de Guarulhos (SP) para prender o ex-ativista italiano Cesare Battisti, que está foragido após o presidente Michel Temer assinar um decreto que autoriza sua extradição.

Battisti não foi encontrado em seu endereço domiciliar em Cananeia, no litoral sul de São Paulo, desde que foi oficializada a sua volta ao país europeu.

O decreto que determinou a extradição de Cesare Battisti foi assinado pelo presidente Michel Teme, em Brasília, um dia depois que o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogar a liminar que impedia que o italiano fosse extraditado sem uma manifestação da Corte.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália sob a acusação de cometer quatro assassinatos na década de 1970, quando era integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

Publicidade

Por que a extradição de Cesare Battisti une direita e esquerda na Itália

Em 1981, Battisti fugiu da prisão onde cumpria a pena, nos arredores de Roma, e se refugiou na França. No ano seguinte partiu para o México e oito anos depois retornou para França.

Em 2005, quando o governo francês autorizou a extradição de Battisti para a França, ele resolveu fugir para o Brasil. Quatro anos mais tarde, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva, decidiu conceder ao italiano a condição de refugiado político, e, finalmente, em 2010, proibiu que ele fosse extraditado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.