Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

André Vargas adia entrega da carta de renúncia

Parlamentar informou que saída do Congresso fica suspensa até a decisão do Conselho de Ética

Brasil|Da Agência Câmara, com R7

Vargas informou ontem que renunciaria ao cargo de deputado federal nesta terça
Vargas informou ontem que renunciaria ao cargo de deputado federal nesta terça Vargas informou ontem que renunciaria ao cargo de deputado federal nesta terça

A assessoria de imprensa do deputado André Vargas (PT-PR) informou no fim da tarde desta terça-feira (15) que o parlamentar foi embora de Brasília e decidiu adiar a entrega da carta de renúncia ao mandato, que estava anunciada para hoje.

Segundo a assessoria, o deputado tomou essa decisão diante do fato de que a renúncia fica suspensa até a decisão final do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sobre o processo que André Vargas está respondendo no colegiado.

De acordo com a Constituição, "a renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais" do processo.

Mesmo com renúncia, Vargas deverá ficar inelegível até 2023

Publicidade

Ontem, após reunião com o presidente do PT, Rui Falcão, e outros membros da Executiva Nacional do partido, na última segunda-feira (14), o deputado teria decidido renunciar.

Segundo uma liderança próxima a Vargas, o ainda deputado está “abatido e arrasado”, mas entendeu o posicionamento do partido.

Publicidade

A direção petista argumentou que, com o voto aberto em plenário, ele provavelmente seria cassado. E que o processo ainda se arrastaria por 90 dias na Comissão de Ética da Câmara, o que não seria bom nem para ele, nem para o PT.

O petista vem sendo pressionado pelos próprios colegas de partido desde que veio à tona sua ligação com o doleiro Alberto Youssef, preso em operação da PF (Polícia Federal) que desmontou esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

Antes disso, Vargas já havia se licenciado por 60 dias do mandato e renunciado ao cargo de vice-presidente da Câmara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.