Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

André Vargas vai renunciar ao mandato na Câmara

Petista entregará sua carta de renúncia à Mesa Diretora nesta terça-feira (15)

Brasil|Filippo Cecilio, do R7 e Christina Lemos, da Record, em Brasília

André Vargas foi pressionado por membros do próprio PT
André Vargas foi pressionado por membros do próprio PT André Vargas foi pressionado por membros do próprio PT

O deputado federal André Vargas (PT-PR) irá renunciar ao seu mandato na Câmara na próxima terça-feira (15). O petista vem sendo pressionado pelos próprios colegas de partido desde que veio à tona sua ligação com o doleiro Alberto Youssef, preso em operação da PF (Polícia Federal) que desmontou esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

Antes disso, Vargas já havia se licenciado por 60 dias do mandato e renunciado ao cargo de vice-presidente da Câmara.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (14) em reunião com o presidente do PT, Rui Falcão, e outros membros da Executiva Nacional do partido.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Segundo uma liderança próxima a Vargas, o ainda deputado estava “abatido e arrasado”, mas entendeu o posicionamento do partido.

A direção petista argumentou que, com o voto aberto em plenário, ele provavelmente seria cassado. E que o processo ainda se arrastaria por 90 dias na Comissão de Ética da Câmara, o que não seria bom nem para ele, nem para o PT.

Publicidade

Na reunião, foi dito a Vargas que o partido não lhe viraria as costas, mas que também não poderia encampar sua defesa.

Outro ponto que pesou foi o envolvimento de Youssef com as suspeitas de corrupção na Petrobras. Com o governo tentando de todas as formas abafar ou ao menos amenizar os efeitos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que a oposição quer instalar para investigar a estatal, ter o nome do deputado envolvido em escândalos só agravaria o cenário.

Vargas aparece em diálogos captados pela PF no qual ele troca mensagens com o doleiro para tratar de projeto de interesse de uma empresa de Youssef com o Ministério da Saúde. Além disso, o petista usou um jato cedido pelo doleiro para passar férias com a família no Nordeste.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.