Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF cumpre 52 mandados de busca contra comércio ilegal de diamantes

Operação tem como objetivo desarticular organização criminosa dedicada à exploração e ao comércio dos produtos extraídos ilegalmente em Rondônia

Brasil|Pietro Otsuka, do R7

Polícia Federal faz operação contra comércio ilegal de diamantes
Polícia Federal faz operação contra comércio ilegal de diamantes Polícia Federal faz operação contra comércio ilegal de diamantes

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a operação Crassa, com o cumprimento de 52 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros e no Distrito Federal.

Todos os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Rondônia. Além das buscas, a Justiça também determinou o sequestro de bens imóveis.

Leia também

O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa que se dedica a explorar e comercializar, de forma ilegal, diamantes extraídos ilegalmente da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia. 

As investigações começaram em 2018, após a prisão em flagrante de três indivíduos em posse de diversas pedras de diamante. Os três criminosos haviam feito o trajeto de São Paulo até Rondônia para adquirir as pedras e admitiram que os diamantes eram da Reserva Roosevelt. 

Publicidade

Durante as investigações houve êxito na identificação do esquema criminoso que conta com a participação de garimpeiros, lideranças indígenas, financiadores do garimpo, avaliadores, comerciantes e intermediadores que estabelecem a conexão entre os fornecedores e o mercado consumidor nacional e internacional.

Para o cumprimento dos mandados, foi mobilizado um efetivo de cerca de 150 policiais federais, distribuídos entre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima, São Paulo e o Distrito Federal.

Dentre os crimes investigados estão organização criminosa, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.