Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coração de doador do Paraná será transplantado em paciente do DF

Detran levou órgão até Instituto de Cardiologia; unidade faz 95% dos transplantes em pacientes com doença cardiovascular no DF. Órgão transplantado nesta sexta foi 1º coração do ano

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Transporte de coração em helicóptero do Detran
Transporte de coração em helicóptero do Detran Transporte de coração em helicóptero do Detran

O coração de um doador de Curitiba, no Paraná, vai bater no peito de um paciente de 41 anos no Distrito Federal. O órgão chegou de avião na madrugada desta sexta-feira (11) e foi transportado até o ICTDF (Instituto de Cardiologia do DF) pelo Detran (Departamento de Trânsito).

A cirurgia já foi realizada logo pela manhã. Isso porque o prazo para transplantar o coração, depois de retirado, é de apenas quatro horas. A operação desta sexta foi o primeiro transplante de coração de 2022. 

O instituto é referência nacional em atendimentos de alta complexidade. Cerca de 95% dos transplantes em pacientes com doenças cardiovasculares na capital federal são realizados na unidade de saúde.

Leia também

O ICTDF também faz o transplante de outros órgãos, como fígado, rins, córnea e medula óssea. Mais de 90% das atividades do instituto são direcionadas a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Somente em 2021, o Detran-DF auxiliou no transporte de sete corações que vieram de outros estados para o Distrito Federal. Em dezembro, foram dois desses órgãos, sendo um vindo de Goiânia, em Goiás, e outro de Vitória, no Espírito Santo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.