Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa de Silveira diz que deputado sofre 'tratoramento jurídico' do STF

Advogado afirma que julgamento do caso não pode ocorrer porque há agravos regimentais e embargos de declaração ainda pendentes

Brasília|Renato Souza e Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O deputado federal Daniel Silveira
O deputado federal Daniel Silveira O deputado federal Daniel Silveira

A defesa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) divulgou, nesta terça-feira (19), uma nota à imprensa em que afirma que o julgamento do parlamentar, que ocorrerá nesta quarta-feira (20), no Supremo Tribunal Federal, é "político" e "vergonhoso". O advogado Paulo César Rodrigues de Faria pede para que a ação ainda não seja analisada. Para ele, Silveira sofre um "tratoramento jurídico" por parte do Supremo.

O deputado deverá ser julgado pelo plenário do STF por ter publicado ofensas aos integrantes da corte e ameaças às instituições democráticas. Se condenado, ele poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível por oito anos, pena com validade imediata. Nesse caso, o político ficará impedido de disputar as eleições deste ano.

O advogado diz ainda, em nota à imprensa, que há uma "subversão da ordem legal e constitucional" praticada por integrantes do STF que visam, "unicamente, condenar um inocente, a qualquer custo e preço". Segundo ele, "qualquer estudante de primeiro período saberia que um julgamento só poderá ocorrer se o processo estiver suficientemente maduro, ou seja, saneado", o que não seria o caso da ação contra Silveira.

A defesa argumenta que o julgamento ocorre com vícios e pendências. De acordo com o jurista, há dois agravos regimentais e seis embargos de declaração pendentes no processo, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Publicidade

Leia também

"A ação penal está totalmente viciada, com nulidades aflorando em cada ato praticado pelo senhor relator e outros oito membros da corte, suspeitos e impedidos, por lei", diz. "Esse não é, e nunca será, julgamento jurídico, e sim, político, todavia: vergonhoso", completa. Leia a íntegra da nota:

Nota à imprensa da defesa de Daniel Silveira
Nota à imprensa da defesa de Daniel Silveira Nota à imprensa da defesa de Daniel Silveira

Recentemente, a defesa apresentou pedido para que 9 dos 11 ministros do STF sejam impedidos de participar do julgamento contra o parlamentar e excluiu da lista os indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL): Nunes Marques e André Mendonça.

Publicidade

No documento, a defesa afirma que Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o presidente do STF, Luiz Fux, perseguem Silveira e não podem participar do julgamento.

A ação penal que Silveira responde no STF é a 1.044, protocolada no ano passado, a partir de denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República). Na ação, ele é acusado de ameaças contra o STF e os ministros pelas redes sociais. O Ministério Público acusa Silveira da prática de coação no curso do processo, por "incitar a animosidade entre as Forças Armadas e as instituições civis" e por "tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos Estados".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.