Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deslizamentos deixam mais de 30 mortos no Recife, e desabrigados chegam a quase mil

Pernambuco é atingido por chuvas fortes desde o começo da semana e registra destruição e alagamentos

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Alagamento na rua da Aurora, no centro do Recife
Alagamento na rua da Aurora, no centro do Recife Alagamento na rua da Aurora, no centro do Recife

A Defesa Civil de Pernambuco confirmou que ao menos 30 pessoas morreram em deslizamentos no Recife em razão das fortes chuvas que atingem a capital e o estado e afetam 32 mil pessoas em áreas de risco. O número de desabrigados se aproxima de mil. Uma tempestade que se intensificou na sexta-feira (27) ficou ainda mais severa neste sábado (28) e alagou ruas, invadiu casas, deixou pessoas a pé e de carro ilhadas.

De acordo com a assessoria da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, que administra hospitais e unidades de pronto atendimento na capital pernambucana, na Unidade de Pronto Atendimento de Ibura 20 óbitos foram registrados, sendo 14 adultos e 6 crianças.

Na UPA de Curado, outros dois óbitos foram confirmados, de bebês de 1 e 2 anos de idade. O acúmulo de água na pista gerou o fechamento do Aeroporto do Recife. No centro da cidade, ruas alagadas pararam o trânsito nas principais vias. Os outros óbitos ocorreram nas últimas 24 horas.

Na periferia ocorreram as maiores perdas, com deslizamentos derrubando casas e soterrando pessoas. A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu alerta sobre a ocorrência de pancadas de chuva fortes nas regiões da Zona da Mata (norte e sul), na região metropolitana do Recife e no agreste do estado.

Publicidade
Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife
Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), determinou a abertura de escolas para a população desabrigada, que já se aproxima de mil pessoas.

Forças Armadas

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decidiu antecipar a nomeação de 92 soldados do Corpo de Bombeiros para que eles ajudem nos trabalhos de resgate aos feridos, sobreviventes e nas buscas por pessoas soterradas. A posse estava prevista para o dia 6 de junho. Além disso, o chefe do Executivo local pediu ajuda para as Forças Armadas.

Paulo Câmara informou que solicitou pessoal, veículos, aeronaves, e demais equipamentos ao Comando Militar do Nordeste. “Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para o suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste”, afirmou Câmara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.