Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-presidente do STJ Felix Fischer se aposenta após 25 anos na corte

Magistrado atuou ainda no TSE; antes de entrar para a magistratura, foi membro do Ministério Público do Paraná

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro Felix Fischer, durante uma das sessões do STJ
Ministro Felix Fischer, durante uma das sessões do STJ Ministro Felix Fischer, durante uma das sessões do STJ

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aposentou-se nesta segunda-feira (22), após mais de 25 anos na corte. O magistrado completa 75 anos no dia 30, idade limite para permanecer no cargo.

O decreto que confirma a aposentadoria foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e publicado no Diário Oficial da União. Fischer foi nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1996. Ele ingressou no cargo na vaga reservada para integrantes do Ministério Público. À época, era procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná.

A vaga aberta será preenchida por um indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade deverá enviar ao tribunal uma lista com seis nomes. Após isso, o STJ escolhe três dos indicados. Esses três nomes serão enviados ao presidente da República, que escolhe um deles para ser efetivado na vaga.

A votação será comandada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, que assume na quinta-feira (25) o comando da corte. Ela já foi presidente do STJ entre os anos de 2012 e 2014. Também foi integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2007 a 2010.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.