Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governador de Alagoas, Paulo Dantas é alvo de operação; STJ determinou o afastamento do cargo

Governador está em São Paulo e não acompanhou a operação; defesa do político alega fins políticos e eleitorais

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Governador de Alagoas, Paulo Dantas
Governador de Alagoas, Paulo Dantas Governador de Alagoas, Paulo Dantas

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (11), uma operação para cumprir 31 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). No momento da ação, o chefe do Executivo estava em São Paulo. Não houve mandado de prisão. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento de Paulo Dantas do cargo.

O processo apura desvios "sistemáticos" de recursos públicos que ocorreriam desde 2019 no governo alagoano, e tramita em segredo de Justiça. Segundo o Ministério Público Federal, "os investigados estão impedidos de manter contato entre si e de frequentar os órgãos públicos envolvidos na investigação. As medidas cautelares incluem ordem de sequestro de bens e valores que chegam a R$ 54 milhões. Dezenas de imóveis foram objetos de constrição".

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça determinou sequestro de bens, afastamentos de função pública e outras medidas. Ainda de acordo com o MPF, são apurados crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. 

O advogado Bruno Zeferino, que representa Paulo Dantas, afirmou que a defesa ainda não teve acesso ao conteúdo da investigação, mas alega que a ação tem sido usada com fins políticos, já que Dantas é candidato à reeleição e disputa o segundo turno ao Governo de Alagoas.

Publicidade

"A defesa desconhece o teor, foi uma total surpresa. Mas, com certeza, tudo será esclarecido. Principalmente neste momento, especulações estão sendo levantadas para uso político", disse o advogado.

Dantas assumiu o governo alagoano em maio deste ano para um mandato-tampão que se encerra em dezembro, depois de uma eleição indireta realizada com os membros da Assembleia Legislativa. Isso porque o então governador, Renan Filho (MDB), e o vice, Luciano Barbosa (MDB) renunciaram aos cargos para concorrer nas eleições. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.