Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itamaraty agradece 'apoio e solidariedade' internacional após atos de vandalismo em Brasília

Em nota, ministério afirma que instituições 'saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos'

Brasília|Do R7, em Brasília

Prédio do Palácio do Itamaraty, em Brasília
Prédio do Palácio do Itamaraty, em Brasília Prédio do Palácio do Itamaraty, em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota, na manhã desta segunda-feira (9), agradecendo as manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional diante dos atos de vandalismo registrados na tarde deste domingo (8) nas sedes dos três Poderes em Brasília.

No comunicado, o Itamaraty lembrou a presença de mais de 60 delegações internacionais na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 1º, representando um “reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras”.

“No mesmo sentido, desde ontem tem sido unânime e contundente o repúdio de países e organismos internacionais aos atos de terrorismo e vandalismo que chocaram o Brasil e o mundo”, diz a nota.

Segundo o ministério, o Estado brasileiro e suas instituições democráticas "saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos". "O governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o país registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana", completa.

Publicidade

Invasões

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior, onde ficam as cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, dentro do edifício.

Depois, o grupo invadiu o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, local de onde o presidente da República despacha, em Brasília.

Manifestantes invadiram, ainda, o edifício do STF. No local, vidros foram quebrados e objetos, destruídos nas dependências da Corte. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a porta arrancada do armário que o ministro Alexandre de Moraes utiliza para guardar a toga.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.