Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lote de 17,5 mil doses da Pfizer será destinado a adolescentes no DF

Remessa deve chegar nesta segunda (14); orientação de aplicar vacinas da Janssen ou Astrazeneca como reforço segue em vigor

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vacina para a Covid-19
Vacina para a Covid-19 Vacina para a Covid-19

A Secretaria de Saúde vai reservar um lote de 17.550 doses de vacinas da Pfizer para completar a imunização contra a Covid-19 de adolescentes no Distrito Federal. Segundo a pasta, a entrega da remessa é esperada para a manhã desta segunda-feira (14). Continua em vigor a orientação de aplicar apenas imunizantes da Janssen ou Oxford AstraZeneca para o reforço.

O painel Vacinômetro informa que há 66.690 doses da Pfizer no estoque da rede de frios. No caso dos adolescentes, 30.856 jovens de 12 a 17 anos precisam tomar a D2, finalidade desse novo lote. Isso porque 88,5% do público nessa faixa etária estão vacinados com a primeira dose e 67,34% já tomaram a D2.

Desde a última sexta-feira (11), a Secretaria de Saúde passou a restringir a aplicação de doses da Pfizer a grupos específicos, diante da baixa no estoque. A pasta aguarda mais vacinas para retomar a aplicação da dose de reforço com a Pfizer.

Os adultos a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose de alguma das vacinas para Covid-19 há pelo menos quatro meses receberão a terceira dose da AstraZeneca ou Janssen, independentemente do fármaco aplicado anteriormente. Para quem tomou duas doses do imunizante da Janssen, o reforço é ministrado com intervalo de dois meses.

Publicidade

Quem ainda não tomou nenhuma vacina, que é o caso de 11,98% da população elegível para a imunização, poderá optar pelas doses da Janssen, AstraZeneca ou CoronaVac. Antes da mudança, a população podia até mesmo escolher com qual vacina seria a dose de reforço.

Reserva

O reforço com as doses remanescentes da Pfizer será reservado às grávidas e puérperas. A mulher precisa levar um exame que comprove a gestação. Quem recebeu primeira dose da Pfizer também receberá segunda dose dessa marca. As aplicações também serão administradas em adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos.

Vacinação infantil

A vacinação infantil continua sem alterações. Crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com CoronaVac. As de 5 anos ou imunossuprimidas recebem a versão infantil do imunizante da Pfizer-BioNTech. O DF tem 24,6mil doses de Pfizer infantil no estoque. A capital tem 471,3 mil doses da CoronaVac também para adultos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.