Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF amplia vacinação infanto-juvenil para a volta às aulas 

Cada região administrativa terá pelo menos uma UBS aberta exclusivamente para vacinar público de 5 a 17 anos entre 7 e 12/2

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vacinação infantil no DF
Vacinação infantil no DF Vacinação infantil no DF

A Secretaria de Saúde informou que cada região administrava do Distrito Federal terá pelo menos uma UBS (Unidade Básica de Saúde) exclusiva para a vacinação contra Covid-19 do público de 5 a 17 anos, entre 7 e 12 de fevereiro. A medida é uma iniciativa para que o maior número possível de jovens esteja imunizado antes da volta às aulas.

Os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h durante o período. A lista com os endereços ainda será divulgada pelo GDF. O ano letivo com aulas 100% presenciais será retomado em 14 de fevereiro.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, informou nesta quarta-feira (19) que não haverá vacinação nas regionais de ensino ou nas escolas e que não será cobrado o comprovante de vacinação para Covid-19 aos estudantes, já que não há essa exigência para outras vacinas.

Leia também

Impasse

A medida representou um recuo na estratégia de ofertar a vacinação infanto-juvenil na rede de ensino. Isso porque, horas antes do anúncio, a Proeduc (Promororia de Justiça de Defesa da Educação) enviou ao GDF uma recomendação para que não houvesse vacinação nas escolas, nem passaporte da vacina.

Publicidade

O documento trazia a informação errada de que as vacinas da Pfizer para esse público seriam experimentais. Na realidade, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação dos imunizantes da Pfizer, em 16 de dezembro passado, e o produto já possui registro definitivo de uso em crianças de 5 a 11 anos. Em nota técnica, a agência ressalta que as doses são seguras e eficazes.

Com base nisso, a Comissão Especial da Vacinação da Câmara Legislativa (CLDF) encaminhou ofício ao GDF para que reconsidere o posionamento e passe a ofertar a vacinação nas escolas. O ofício também cobra a apresentação do comprovante de vacinação para que os alunos frequentem as aulas presenciais. 

Publicidade

Vacinação infanto-juvenil

O DF começou a vacinar as crianças em 16 de janeiro, após receber a remessa de 16,3 mil doses pediátricas do Ministério da Saúde. A capital federal tem uma população estimada de 266 mil pessoas entre 5 a 11 anos. A previsão do GDF é receber 56 mil doses pediátricas em janeiro. O intervalo entre as duas aplicações deve ser de oito semanas. 

Até o momento a campanha alcança as crianças até 8 anos. Em relação aos adolescentes, pelo menos 50% até 12 anos completaram o ciclo vacinal. A inclusão de mais postos de saúde como espaços para vacinação é uma estratégia para ampliar o percentual de vacinados entre a população infanto-juvenil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.