Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula e rei Charles 3º, do Reino Unido, conversam sobre mudança climática durante ligação

O presidente afirmou que o diálogo foi marcado pela temática da preservação do meio ambiente

Brasília|Do R7, em Brasília

Luiz Inácio Lula da Silva e rei Charles 3º conversaram por telefone nesta segunda (6)
Luiz Inácio Lula da Silva e rei Charles 3º conversaram por telefone nesta segunda (6) Luiz Inácio Lula da Silva e rei Charles 3º conversaram por telefone nesta segunda (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o rei Charles 3º, do Reino Unido, conversaram nesta segunda-feira (6) por telefone, conforme a previsão da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

A temática ambiental foi o centro do diálogo, de acordo com publicação de Lula nas redes sociais.

Havia a expectativa de que o presidente fosse convidado para a coroação de Charles 3º, que ocorrerá em maio, em Londres. O R7 perguntou ao Palácio do Planalto se o convite foi feito, mas não houve retorno. 

O monarca inglês enviou uma carta com "afetuosas felicitações" ao presidente brasileiro, entregue em 1º de janeiro pela embaixadora da nação no Brasil, Stephanie Al-Qaq. No texto, ele mencionou a "amizade calorosa" e a "forte parceria entre o Brasil e o Reino Unido". Charles 3º disse que anseia aprofundar a relação durante o mandato de Lula.

Publicidade

Leia também

Na semana passada, Lula conversou com Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia. Foi a primeira vez que os dois chefes de Estado dialogaram desde o início da guerra no Leste Europeu, que completou um ano no fim de fevereiro.

A ligação entre o presidente brasileiro e Zelenski foi acertada em fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba. Lula e Vladimir Putin, presidente da Rússia, se falaram por telefone em dezembro do ano passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.