Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coroação do rei Charles: confira os detalhes da cerimônia do novo monarca

Solenidades no Palácio de Buckingham, eventos com estrelas mundiais, homenagens e serviço comunitário estão na agenda 

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

Cerimônia começa com a procissão do rei, que parte do Palácio de Buckingham
Cerimônia começa com a procissão do rei, que parte do Palácio de Buckingham Cerimônia começa com a procissão do rei, que parte do Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham anunciou a programação para a cerimônia de coroação do rei Charles 3º, e os eventos prometem ser uma "demonstração do compromisso do monarca com o futuro, sem deixar de abraçar as tradições", de acordo com a equipe real. 

A coroação, que acontecerá no primeiro fim de semana de maio, entre os dias 6 e 8, será um bank holiday, em que instituições financeiras entram em recesso e interrompem operações, em função de datas comemorativas.

O acontecimento, que promete parar a cidade, conta com uma apresentação da realeza no balcão do palácio, um show com estrelas internacionais e um dia de voluntariado.

A coroação do rei e da rainha consorte começará no dia, com a procissão do rei, saindo do palácio, em que os monarcas caminharão até a abadia de Westminster, para uma cerimônia conduzida pelo arcebispo de Canterbury. 

Publicidade

Após o serviço, eles retornarão ao Palácio de Buckingham em uma procissão cerimonial maior, conhecida como “a procissão da coroação”, acompanhada por outros membros da família real.

Na cerimônia, Charles e Camilla serão acompanhados por outros membros da família real
Na cerimônia, Charles e Camilla serão acompanhados por outros membros da família real Na cerimônia, Charles e Camilla serão acompanhados por outros membros da família real

No palácio, Charles e Camilla contarão com a presença de familiares na varanda para encerrar os eventos cerimoniais do dia. Apesar das grandes expectativas, não foi informado exatamente quais membros da família aparecerão na procissão da coroação ou na varanda. 

Publicidade

Após as polêmicas envolvendo revelações em seu livro de memórias, é díficil dizer se o príncipe Harry e Meghan Markle estarão presentes. O duque de Sussex se recusou a responder se retornaria ao Reino Unido para a coroação de seu pai ou não.

Já no dia seguinte (7), "ícones da música global e estrelas contemporâneas" aparecerão no Castelo de Windsor para o concerto de coroação, que será transmitido ao vivo pela BBC. O show contará com uma orquestra que fará interpretações de musicais famosos e queridos, liderados por "alguns dos maiores artistas do mundo, ao lado de dançarinos renomados", disse o palácio.

Publicidade

Além disso, as atrações musicais contarão com o coral da coroação, grupo diverso formado por refugiados, LGBTQIA+ e coros de surdos em todo o Reino Unido.

O público será composto de milhares de cidadãos ingleses, que serão selecionados para receber um par de ingressos gratuitos por meio de uma votação nacional realizada pela BBC, e voluntários das instituições de caridade do rei e da rainha consorte. 

Orquestra real fará apresentação com interpretação de musicais famosos
Orquestra real fará apresentação com interpretação de musicais famosos Orquestra real fará apresentação com interpretação de musicais famosos

Esse público ainda contará com um “grande almoço de coroação”, supervisionado e organizado pela equipe do Big Lunch no Eden Project. Camilla é patrona do Big Lunch desde 2013.

Mas mesmo quem ficar de fora da seleção dos ingressos não deve desanimar, porque o palácio afirmou que milhares de eventos devem ocorrer nas ruas, jardins e parques em todos os cantos do Reino Unido.

Segunda-feira (8), definida como feriado bancário, é o dia de encerramento das cerimônias, que foi selecionado para trabalhos voluntários.

Organizado pela The Together Coalition e uma ampla gama de parceiros, como The Scouts, Royal Voluntary Service e grupos religiosos de todo o Reino Unido, esse evento visa destacar o impacto positivo que o voluntariado tem nas comunidades.

O objetivo do dia é usar o voluntariado para unir as comunidades, incentivando as pessoas a ajudarem como possível em suas áreas. O Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) disse que milhares de pessoas devem visitar Londres para assistir à coroação.

A secretária de Cultura, Michelle Donelan, disse que a coroação é “um grande marco na história do Reino Unido e da Commonwealth”, acrescentando que o fim de semana de eventos reunirá as pessoas para celebrar “a mistura de tradição e modernidade, cultura e comunidade que torna nosso país grande”.

Os preparativos para o evento, assim como ocorreu com o funeral da rainha em setembro, serão delicados do ponto de vista diplomático, dada a provável presença de líderes de dezenas de países, mas a equipe responsável e os participantes como um todo se mostram dispostos e animados. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Fabíola Glenia

Como a monarquia britânica mudou em 70 anos de reinado de Elizabeth 2ª

" gallery_id="6297ad5d19d22478a7000042" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/coroacao-do-rei-charles-confira-os-detalhes-da-cerimonia-do-novo-monarca-30012023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.