Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pela 1ª vez, alunos do ensino médio podem ganhar bolsas científicas

Editais foram divulgados nesta terça (1) para estudantes do ensino médio e pesquisadores da graduação até o doutorado

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Alunos do ensino médio passam a concorrer a bolsas de incentivo científico no DF
Alunos do ensino médio passam a concorrer a bolsas de incentivo científico no DF Alunos do ensino médio passam a concorrer a bolsas de incentivo científico no DF

Estudantes do ensino médio no Distrito Federal poderão concorrer, pela primeira vez, às bolsas de iniciação científica da FAP (Fundação de Apoio à Pesquisas). O orçamento dos nove editais divulgados nesta terça-feira (1) pode chegar a R$ 18 milhões para as áreas de ciência, tecnologia e inovação

Segundo o vice-presidente da fundação, Paulo Nicholas, o novo tipo de bolsa é estratégico para estimular a iniciação científica ainda no ensino médio.

As bolsas incluem propostas de patrocínio, áreas de iniciação em desenvolvimento tecnológico, inovação e outras áreas. Pesquisadores de doutorado e mestrado também podem ser contemplados com o auxílio. Os editais são públicos, em parcerias com instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas do Distrito Federal.

Leia também

Os programas são variados. Confira abaixo as oportunidades e o link do edital completo:

Publicidade

Programa permanente de desenvolvimento de pós-graduação – Mestrado, doutorado e pós-doutorado. As propostas até o dia 16 deste mês. Confira o edital clicando aqui.

Programa Permanente de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) - As propostas serão divididas em duas chamadas, sendo a primeira até o dia 17 deste mês, e a segunda no mês de agosto. Confira o edital clicando aqui.

Publicidade

Programa de Bolsas de iniciação Científica Junior, para estudantes do Ensino Médio - As propostas serão divididas em duas chamadas, sendo a primeira até o dia 17 deste mês, e a segunda no mês de agosto. Confira o edital clicando aqui.

Seleção pública de propostas para patrocínio, para pessoas jurídicas - As propostas devem ser enviadas no mínimo 45 dias antes do evento. Confira o edital clicando aqui.

Publicidade

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) - As propostas serão divididas em duas chamadas, sendo a primeira entre os dias 3 a 27 de março, e a segunda no mês de agosto. Confira o edital clicando aqui.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), para alunos do ensino médio - As propostas serão divididas em duas chamadas, sendo a primeira até o dia 27 deste mês, e a segunda no mês de agosto. Confira o edital clicando aqui.

Seleção pública de propostas para apoio à participação em eventos, cursos de curta duração ou visita técnica, para pesquisadores doutores e mestres e outros profissionais - As propostas podem ser enviadas a partir do dia 7 deste mês, até o dia 31 de outubro. Confira o edital clicando aqui.

Seleção pública de propostas para apoio à promoção, realização e organização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, para pesquisadores e profissionais em CTI - As propostas podem ser enviadas a partir do dia 7 deste mês, até o dia 31 de outubro. Confira o edital clicando aqui.

Pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico para gestão ambiental do Distrito Federal, para graduandos, mestres e doutores em diferentes áreas - As propostas devem ser enviadas até o dia 16 deste mês, Confira o edital completo clicando aqui.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.