Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF suspende pensão vitalícia de ex-governador Edison Lobão

Segundo a ministra, a manutenção da pensão vitalícia pode acarretar grave lesão à ordem pública e ao erário do estado do Maranhão

Brasília|Do R7, em Brasília

Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal
Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal

A presidente em exercício do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber suspendeu decisões do TJ-MA (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão) que restabeleceram o pagamento da pensão mensal vitalícia aos ex-governadores Edison Lobão e José Reinaldo Carneiro Tavares. 

O estado do Maranhão alega no pedido que o restabelecimento do pagamento da pensão ofende a ordem administrativo-constitucional e a economia pública. Ao conceder a liminar, a ministra afirmou que as decisões do TJ-MA não estão em sintonia com o entendimento do Supremo sobre o tema e que a manutenção da pensão pode acarretar grave lesão à ordem pública e ao erário.

Weber lembrou que a produção dos efeitos da decisão nas ações diretas de inconstitucionalidade é imediata e vincula a administração pública federal, estadual e municipal, além dos órgãos do Judiciário.

Leia também

Com isso, a questão não comporta mais controvérsia, já que, no julgamento, o STF pacificou entendimento de que o direito adquirido não é fundamento idôneo para a preservação do recebimento da pensão vitalícia.

*Com informações do STF

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.