Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE autoriza fusão do DEM com o PSL para formar o União Brasil

A nova sigla deve ter a maior bancada da Câmara e terá grande acesso a recursos eleitorais 

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Faltava apenas autorização do TSE para que as siglas se juntassem em nova agremiação.
Faltava apenas autorização do TSE para que as siglas se juntassem em nova agremiação. Faltava apenas autorização do TSE para que as siglas se juntassem em nova agremiação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou, na noite desta terça-feira (8), a fusão do Democratas com o PSL para formar um novo partido. O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou pela junção das siglas para formar o União Brasil

A decisão da Corte já vale para este ano e vai permitir que a sigla que surja tenha amplo acesso a recursos eleitorais e tempo de rádio e televisão nas eleições de outubro. "Devem ser somados os votos obtidos pelo DEM e pelo PSL para a Câmara dos Deputados para distribuição do fundo partidário e da distribuição dos tempos de televisão", afirmou Fachin, em seu voto.

Leia também

O número do partido será 44 e, com a fusão, surge uma das maiores agremiações do país. O PSL tem 54 deputados e o DEM 28, o que deve criar uma das maiores bancadas da Câmara.

No Senado, o DEM tem seis cadeiras, inclusive sendo o partido do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

O PSL tem dois senadores. Ao todo, seriam 82 deputados, enquanto o PT, que passaria a ser a segunda maior bancada, tem 53. No entanto, a fusão é alvo de contrariedade por alguns congressistas e deve levar à perda de algumas cadeiras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.