Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PE: preso é decapitado e sobe para três número de mortos em rebelião

De acordo com balanço divulgado no noite de terça-feira, 72 presos ficaram feridos

Cidades|Do R7, com Rede Record e Estadão Conteúdo

Rebelião no Complexo Prisional do Curado dura dois dias
Rebelião no Complexo Prisional do Curado dura dois dias Rebelião no Complexo Prisional do Curado dura dois dias

Subiu para três o número de mortos em rebelião no Complexo Prisional do Curado, no Recife (PE). Nesta terça-feira (20), um detento foi decapitado. Além dele, o primeiro sargento da Polícia Militar Carlos Silveira do Carmo e o preso Edvaldo Barros da Silva Filho também morreram, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Justiça de Pernambuco. Ainda de acordo com a pasta, o número de feridos chega a 72. 

Os presos reivindicam mais agilidade da Justiça, diante da demora no andamento de processose, e reclamam da superlotação do presídio.

Medidas emergenciais foram anunciadas na semana passada pelo governo estadual, depois que o secretário-executivo de Ressocialização, Humberto Inojosa, renunciou ao cargo após a divulgação de imagens na TV Globo, no dia 7, de presos com facões e celulares no presídio, o maior do Estado. PMs fizeram uma revista e recolheram 121 armas brancas — facões, facas e foices —, 14 celulares, carregadores e pen drives. No complexo prisional, com capacidade para 350 presidiários, há 1.900 presos.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

Há uma semana, o governo estadual anunciou a conclusão e entrega do Complexo de Tacaimbó, da Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe e do presídio de Itaquitinga (todos no interior do Estado), além de reforma e ampliação do Complexo do Curado. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, avaliou haver "uma crise instalada no sistema prisional nacional". Ele dividiu a responsabilidade da segurança pública com o governo federal.

— A área está renegada pelo governo federal.

Segundo ele, o Estado conta hoje com 12 mil vagas para 32 mil presos. Em 2007, a população carcerária era de "pouco mais de 10 mil."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.