Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acesso à internet pelo celular chega a 38% das casas no Brasil

No entanto, os consumidores têm pouca informação sobre as regras dos serviços contratados

Economia|Do R7

Dos entrevistados, 38,7% afirmaram não saber se o plano tinha limite de dados trafegados
Dos entrevistados, 38,7% afirmaram não saber se o plano tinha limite de dados trafegados Dos entrevistados, 38,7% afirmaram não saber se o plano tinha limite de dados trafegados

Grande parte das casas brasileiras já possui acesso à internet por meio do celular. De acordo com a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre serviços de telecomunicações, 38,1% dos entrevistados declararam que pelo menos uma pessoa no domicílio navega na web pelo aparelho móvel.

Os consumidores, porém, têm pouca informação sobre as regras e velocidades dos serviços contratados. Quando indagados se o plano de acesso à internet contratado possuía limitação de volume de dados trafegados, 38,7% dos entrevistados afirmaram não saber, 25,4% disseram que o plano não tinha limitação de volume de dados e 35,9% responderam saber que o plano tinha limitação. Destes últimos, mais da metade não sabe informar o que ocorre após alcançar o limite de volume de dados.

Segundo o instituto de pesquisa, o alto índice de consumidores que não conhecem as regras pode ser “indicativo de falta de transparência por parte da empresa operadora dos serviços”.

Anatel amplia direitos de usuários de telefonia, internet e TV paga

Publicidade

Um terço dos internautas não sabe velocidade da conexão

Combos de TV, web e telefone não decolam

Publicidade

Para o Ipea, esse desconhecimento do limite no volume de dados pode afetar a avaliação dos consumidores sobre a qualidade do serviço, já que a maioria dos contratos determina que, uma vez alcançado o limite, o consumidor passa a ter a velocidade de acesso reduzida a 10% da contratada.

A pesquisa Sips é uma apuração domiciliar e presencial que tem o objetivo de identificar “a percepção da sociedade brasileira quanto aos serviços de telecomunicações”, sobretudo com relação à infraestrutura disponibilizada e à qualidade dos serviços.

Publicidade

O estudo foi realizado em junho de 2013, em 3.809 domicílios de 212 municípios, abrangendo todas as unidades da Federação. A margem de erro é de 5%.

Leia mais Economia e ajuste suas contas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.