Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Confiança do setor de serviços sobe ao maior nível em cinco meses

Segunda alta consecutiva do indicador sugere voltar ao padrão de retomada que ocorreu ao longo de 2021, indica FGV

Economia|Do R7

Confiança do setor de serviços figura aos 96,2 pontos
Confiança do setor de serviços figura aos 96,2 pontos

O ICS (Índice de Confiança de Serviços), subiu 4 pontos em abril, para 96,2 pontos, maior nível desde novembro de 2021 (96,8 pontos), mostram dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na comparação trimestral, o índice avançou 1,7 ponto entre os meses de fevereiro e abril, ante os três meses anteriores. Trata-se da a primeira alta do ano nessa base de comparação.

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a confiança do setor serviços avança pelo segundo mês consecutivo, sugerindo voltar ao padrão de retomada que ocorreu ao longo de 2021

“O resultado positivo foi disseminado entre os principais segmentos e mais influenciado pelo segmento de serviços prestados às famílias, que parecem responder positivamente à melhora da pandemia depois do surto da [variante] Ômicron no início de 2022”, analisa ele.


Para Tobler, a melhora do otimismo também foi difusa entre indicadores sobre o presente e de expectativas. “Para os próximos meses, ainda é possível imaginar continuidade de recuperação, dado que o setor de serviços foi o que mais sofreu ao longo da pandemia. Contudo, altas mais expressivas ainda dependem de melhora do cenário macroeconômico”, avalia o economista.

A alta do ICS foi disseminada em 12 dos 13 segmentos pesquisados, com destaque para os serviços prestados às famílias. Ao longo de 2021, o ramo contribuiu positivamente para a recuperação do setor influenciado pelos altos índices de vacinação no país e flexibilização das restrições impostas pelo combate ao vírus.

O resultado de abril foi influenciado tanto pela melhora na avaliação das empresas sobre a situação atual quanto das perspectivas para os próximos meses. O ISA-S (Índice de Situação Atual) avançou 5,1 pontos, para 96 pontos, maior nível desde abril de 2014 (96,3 pontos). Já o IE-S (Índice de Expectativas) subiu 2,9 pontos, para 96,6 pontos, maior patamar desde dezembro do ano passado (98,7 pontos).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.