Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fique esperto! Contribuintes têm até quinta-feira para declarar IR; Entrega fora do prazo rende multa

Cobrança para quem descumprir o período de entrega é de, no mínimo, R$ 165,74

Economia|Do R7

Último balanço indica que mais de 40% das declarações ainda não foram enviadas
Último balanço indica que mais de 40% das declarações ainda não foram enviadas Último balanço indica que mais de 40% das declarações ainda não foram enviadas

Os contribuintes que deixaram para a última hora têm apenas mais quatro dias para enviar a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). O período de entrega do documento acaba à meia-noite da próxima quinta-feira (30) e quem não cumprir com o prazo deve arcar com o pagamento de uma multa.

A Receita informa que o contribuinte não isento que desobedecer a data estipulada para transmitir a declaração fica responsável pelo pagamento de 1% do valor de imposto devido por mês de atraso e mais R$ 165,74.

A multa, no entanto, pode alcançar 20% do total do imposto em débito.

Segundo o Fisco, quem precisa realizar uma declaração retificadora, por outro lado, não pagará nenhum valor adicional para corrigir as informações.

Publicidade

Contribuinte que enganar a Receita pode pegar até 5 anos de prisão

Entregas

Publicidade

No último balanço, divulgado pela Receita na sexta-feira (24), eram esperadas ainda mais de 11 milhões de declarações. O número representa 58,35% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até o último dia de entrega.

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião: 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.