Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Preço do aluguel residencial recua 0,3% em junho, mostra FGV

Segunda desaceleração consecutiva faz Ivar acumular alta de 8,05% nos últimos 12 meses

Economia|Do R7

Única aceleração do Ivar em junho foi apurada em São Paulo
Única aceleração do Ivar em junho foi apurada em São Paulo Única aceleração do Ivar em junho foi apurada em São Paulo

O Ivar (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais) recuou 0,31% em junho, na comparação com maio (+0,59%), e teve a segunda desaceleração consecutiva, de acordo com dados revelados nesta quarta-feira (6) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 8,83%, em maio, para 8,05%, em junho. 

Diferentemente do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), utilizado no reajuste da maior parte dos contratos vigentes no Brasil, o Ivar é calculado com base em dados coletados em contratos assinados por inquilinos de quatro capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte), obtidos em empresas administradoras de imóveis.

Entre maio e junho, a única cidade a apresentar elevação na variação média do aluguel residencial foi São Paulo. Nas demais cidades foi registrada desaceleração no preço das locações.

Já o comportamento das taxas interanuais ficou dividido. Conforme o levantamento, duas cidades apresentaram desaceleração – Belo Horizonte (de 15,96% para 7,89%) e Porto Alegre (de 8,06% para 6,29%) – e outras duas, aceleração – São Paulo (6,49% para 8,23%) e Rio de Janeiro (de 10,33% para 10,43%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.