Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Preços de imóveis caem 3% no Brasil em 2015, aponta Fipe/Zap

Comparativo leva em conta preços do primeiro trimestre de 2014, comparados com este ano

Economia|Do R7

Preços caíram, mas crédito imobiliuário está mais difícil
Preços caíram, mas crédito imobiliuário está mais difícil Preços caíram, mas crédito imobiliuário está mais difícil

Quem busca um imóvel para comprar nas grandes cidades brasileiras já consegue pagar menos. É o que mostra o boletim Fipe/Zap, divulgado nesta terça-feira (28). Os preços ficaram, em média, 3% mais baixos no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o informe, é a primeira vez que surge um cenário tão oposto ao que tem sido visto desde 2010, quando os preços chegaram a subir até 21% em um ano.

Há cinco anos, houve a expansão do crédito imobiliário, o que aqueceu o mercado e provocou uma grande mudança estrutural no setor. Mesmo com essa queda, os preços estão bem acima do que eram praticados antes daquele "boom".

As dificuldades que a economia brasileira enfrenta hoje refletiram diretamente no mercado imobiliário. Este mês, o R7 noticiou que muitas construtoras já abrem mão da margem de lucro para não ficar com moradias novas encalhadas.

Publicidade

Executivos disseram, naquela ocasião, que é um excelente momento para quem deseja adquirir a casa própria. Porém, o momento é difícil. Recentemente, a Caixa aumentou os jurosereduziu o teto do financiamento imobiliário.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.