Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Inep diz que não vai cancelar Enem 2014

Órgão aguarda fim das investigações para decidir procedimentos quanto ao suposto vazamento 

Educação|Do R7

Operação Apollo foi deflagrada na sexta-feira
Operação Apollo foi deflagrada na sexta-feira Operação Apollo foi deflagrada na sexta-feira

Durante uma coletiva de imprensa concedida em Fortaleza (CE) na manhã desta sexta-feira (14), o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Soares, afirmou que a edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 não será cancelada, apesar das denúncias e da prisão de suspeitos de fraudar o exame.

Soares esteve no Ceará para acompanhar a apresentação de resultados da Operação Apollo deflagrada hoje para investigar uma quadrilha dedicada a fraudar o Enem e outros concursos. A ação teve início, simultaneamente, nos Estados do Piauí, Ceará e Paraíba. Nestes dois últimos, quatro pessoas já foram presas.

Na coletiva de hoje, o presidente do Inep disse que o órgão está aguardando o fim das investigações no Piauí para decidir os procedimentos quanto ao suposto vazamento do exame.

Nesta quarta-feira (12), um estudante do Piauí divulgou um vídeo na internet em que ele alega ter recebido uma imagem da folha de proposta da redação do Enem 2014 antes da aplicação da prova no último domingo (9). 

Publicidade

Em nota divulgada ontem, o Inep diz que a PF "já apreendeu o celular e está realizando perícias no aparelho".

"Desde o início do exame outras denúncias foram recebidas e, quando apuradas, todas se mostraram infundadas. O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes", finaliza o texto

Publicidade

Boatos

Ao longo do fim de semana de aplicação do Enem, nos últimos dias 8 e 9, usuários de redes sociais postaram conteúdos que alegavam ser o vazamento do tema da redação do exame.

Publicidade

Em uma das postagens na internet, o tema da redação aparecia como sendo “Racismo no futebol – um bilhete para a ignorância”.

Em nota divulgada no Twitter na manhã do último domingo, o Inep disse que lamentava “mais uma vez as tentativas de gerar intranquilidade entre os participantes do exame em relação ao tema da redação”. 

Durante a madrugada do sábado (8), imagens em vídeo de uma suposta prova em branco do Enem foram divulgadas em redes sociais. A veiculação do conteúdo teria começado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. 

No mesmo dia, o MEC (Ministério da Educação) esclareceu, por meio de nota, que o conteúdo do vídeo era falso. Segundo o órgão, a Polícia Federal ficou responsável de apurar a origem das postagens e punir os autores.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.