Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF prende quatro em operação que investiga quadrilha acusada de fraudar Enem

A ação recebeu o nome de Operação Apollo e teve início no Ceará, na Paraíba e no Piauí

Educação|Do R7

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região de Cariri
Segundo a assessoria de imprensa da PF, o esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região de Cariri Segundo a assessoria de imprensa da PF, o esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região de Cariri

Após denúncias de vazamento da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, a PF (Polícia Federal) informou que prendeu temporariamente quatro pessoas acusadas de participar de fraudes no exame.

Gabaritos oficiais do Enem 2014 serão divulgados até quarta-feira

As prisões fazem parte de uma operação da PF iniciada na manhã desta sexta-feira (14) para investigar uma quadrilha dedicada a fraudar o Enem e outros concursos. A ação recebeu o nome de a Operação Apollo e teve início, simultaneamente, nos Estados do Ceará, Paraíba e Piauí. Até o momento foram presas duas pessoas no Ceará e outras duas na Paraíba.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região de Cariri, no sul do Ceará. Porém, a atuação da quadrilha se estendia também pelo Estado da Paraíba. Os fraudadores direcionavam a sua atuação aos candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas.

Publicidade

Há 13 meses

A investigação criminal está centralizada na Superintendência da Polícia Federal no Ceará e foi iniciada há 13 meses. Foi essa operação que levou à prisão em flagrante de dois candidatos do Enem 2014 no último sábado (8), na cidade de Juazeiro do Norte (CE).

Publicidade

As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes nas edições do Enem deste ano e de 2013.

Denúncias 

Publicidade

Nesta quarta-feira (12), um estudante do Piauí divulgou um vídeo na internet em que ele alega ter recebido uma imagem da folha de proposta da redação do Enem 2014 antes da aplicação da prova no último domingo (9). 

Ao longo do fim de semana de aplicação do Enem, nos últimos dias 8 e 9, usuários de redes sociais postaram conteúdos que alegavam ser o vazamento do tema da redação do exame.

Em uma das postagens na internet, o tema da redação aparecia como sendo “Racismo no futebol – um bilhete para a ignorância”.

Em nota divulgada no Twitter na manhã do último domingo, o Inep disse que lamentava “mais uma vez as tentativas de gerar intranquilidade entre os participantes do exame em relação ao tema da redação”. 

Durante a madrugada do sábado (8), imagens em vídeo de uma suposta prova em branco do Enem foram divulgadas em redes sociais. A veiculação do conteúdo teria começado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. 

No mesmo dia, o MEC (Ministério da Educação) esclareceu, por meio de nota, que o conteúdo do vídeo era falso. Segundo o órgão, a Polícia Federal ficou responsável de apurar a origem das postagens e punir os autores.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.