Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marina Silva deve ser “alvo” de adversários em primeiro debate presidencial

Pesquisas eleitorais apontam Marina como ameaça às candidaturas de Aécio e Dilma ao Planalto

Eleições 2014|Diego Junqueira e Fernando Mellis, do R7

Incômodo duplo: Marina Silva ameaça campanhas de Aécio e Dilma
Incômodo duplo: Marina Silva ameaça campanhas de Aécio e Dilma Incômodo duplo: Marina Silva ameaça campanhas de Aécio e Dilma

O PSB e a Rede Sustentabilidade avaliam que a candidata do partido à Presidência da República, Marina Silva, será “alvo” de seus adversários no debate presidencial que ocorre nesta terça-feira (26), em São Paulo. Será o primeiro embate direto entre os candidatos na atual eleição.

Após a trágica morte de Eduardo Campos, há duas semanas, os principais adversários de Marina, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), têm evitado criticar diretamente a candidata do PSB. Mas o crescimento dela nas pesquisas eleitorais está levando a uma mudança na estratégia.

No domingo (24), Dilma rebateu pela primeira vez os comentários da ex-ministra do Meio Ambiente. Mesmo sem citar o nome da adversária, chamou-a de inexperiente.

— Essa história de que não precisa [de gerente], de que o País não precisa de ter um cuidado na execução das suas obras e uma obrigação de entregá-las é uma temeridade. Ou é quem nunca teve experiência administrativa e, portanto, não sabe que é fundamental para um País com a complexidade do Brasil dar conta de tudo.

Publicidade

Aécio seguiu o mesmo caminho na segunda-feira (25), ao afirmar que o crescimento de Marina é uma “onda”.

— A política e as pesquisas são como o mar, as ondas vêm. Ninguém no governo achava, no início do ano, que haveria segundo turno, e agora é uma certeza.

Publicidade

Para Walter Feldman, coordenador da campanha socialista, aliado de Marina e líder da Rede, “é natural eles virem pra cima" da Marina durante o debate.

— Ela ‘tá’ assustando o ambiente da política.

Publicidade

O presidente do PSB em São Paulo, Márcio França, também avalia que o crescimento de Marina está causando “uma forte repercussão na eleição”.

— O primeiro “up” ela fez com os 20 pontos dela mesma, que foi aquela primeira subida. E agora fará uma segunda, que é a subida que o Eduardo está transferindo. É bastante [rápido o crescimento nas pesquisas]. É o suficiente para provocar.

Marina consolidada em segundo lugar?

A “onda” Marina será testada mais uma vez hoje, quando deve ser publicada mais uma pesquisa eleitoral.

A única pesquisa divulgada após a tragédia, no dia 18, apontou Marina empatada com o tucano, no primeiro turno, e com a petista, no segundo.

Levantamentos internos do PSB, no entanto, já mostram a ex-ministra descolada de Aécio e consolidada em segundo lugar. A avaliação é semelhante dentro da campanha petista.

Aguardada com bastante expectativa, a pesquisa eleitoral deve ser divulgada poucas horas antes do debate (marcado para as 22h, na Rede Bandeirantes), o que promete atiçar ainda mais o embate entre os presidenciáveis.

Durante sua visita à Bienal de São Paulo ontem, Marina declarou apenas que está se preparando para o debate para “fazer aquilo que é fundamental, um debate de propostas e ideias”.

Leia mais sobre Eleições 2014

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.