Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa aponta baixa confiança dos estudantes brasileiros nas instituições políticas

Os partidos e os políticos são os que mais geram desconfiança

Eleições 2014|Do R7

Para o Coordenador da pesquisa, Rodrigo Estramanho de Almeida, docente da FESPSP, os números em geral não o surpreenderam tanto
Para o Coordenador da pesquisa, Rodrigo Estramanho de Almeida, docente da FESPSP, os números em geral não o surpreenderam tanto Para o Coordenador da pesquisa, Rodrigo Estramanho de Almeida, docente da FESPSP, os números em geral não o surpreenderam tanto

Estudo recente realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) com 1.130 estudantes com idade entre 15 e 29 aponta que o grau de confiança dos jovens em instituições como partidos e sindicatos é baixo. Apesar de 41% dos entrevistados terem participado de alguma manifestação em São Paulo, apenas 9% deles tem confiança em organizações políticas.

Os partidos e os políticos são os que mais geram desconfiança. Cerca de 60% dos estudantes entrevistados dizem não confiar nos partidos. Apesar disso, o percentual de entrevistados que confiam total ou parcialmente nas eleições totalizarem 66,11%.

Algo semelhante ocorre em relação aos sindicatos com a qual 30,35% dos jovens afirmam não confiar. Já em relação aos movimentos sociais, apenas 10,35% dos jovens dizem não confiar.

Centro acadêmico da faculdade de direito do Mackenzie é dirigido por aluna negra pela 1ª vez

Publicidade

Confira as propostas dos candidatos à Presidência para educação

Em relação às mídias, a desconfiança é maior em relação aos telejornais: 26,5% de respostas de não confiança, frente a 15,5% para a mesma resposta quando a mídia impressa.

Publicidade

Para o Coordenador da pesquisa, Rodrigo Estramanho de Almeida, docente da FESPSP, os números em geral não o surpreenderam tanto: “Porém, ajudam a dimensionar e a entender um pouco mais o que os jovens estudantes brasileiros esperam das instituições e o que fazer para aumentar a participação deles na vida política das cidades”.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.