Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comissão Europeia proíbe funcionários de usaram o TikTok em celulares oficiais

Medida foi adotada para proteger dados e reforçar a segurança; países acusam app de fornecer informações ao governo chinês

Internacional|Do R7

Comissão Europeia proíbe que app do TikTok seja instalado em celulares oficiais
Comissão Europeia proíbe que app do TikTok seja instalado em celulares oficiais Comissão Europeia proíbe que app do TikTok seja instalado em celulares oficiais

A Comissão Europeia, o Executivo da União Europeia (UE), vetou o uso do aplicativo do TikTok em celulares e dispositivos oficiais de serviço — anunciou uma fonte da instituição.

De acordo com a fonte, os funcionários da Comissão receberam a ordem de apagar o aplicativo dos dispositivos oficiais de serviço no mais tardar até 15 de março, o que confirma uma informação divulgada pelo site Euractiv.

A medida foi adotada para proteger os dados da Comissão Europeia e reforçar sua cibersegurança.

Um porta-voz do TikTok reagiu imediatamente, manifestando sua "decepção" com a aprovação da Comissão.

Publicidade

"Estamos decepcionados com esta decisão que acreditamos ser equivocada e baseada em mal-entendidos fundamentais", disse o porta-voz.

"Entramos em contato com a Comissão para esclarecer as coisas e explicar como protegemos os dados das 125 milhões de pessoas em toda a UE que visitam o TikTok todos os meses", acrescentou.

Publicidade

O comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, disse, por sua vez, que a Comissão considerou a cibersegurança e a proteção dos dados das pessoas “que trabalham” na instituição.

A empresa matriz do TikTok, a chinesa ByteDance, é objeto de estrita vigilância em países ocidentais, ante suspeitas de que as autoridades da China tenham acesso aos dados dos usuários.

Publicidade

Leia também

Em 2022, os Estados Unidos proibiram o aplicativo nos dispositivos do governo federal, e alguns congressistas americanos estão tentando proibir o TikTok de operar em todo o país.

Em novembro, o TikTok admitiu que parte dos funcionários na China poderia ter acesso aos dados dos usuários europeus. A empresa afirma, no entanto, que está agindo para se adequar às rígidas normas de funcionamento imposta para os gigantes digitais no espaço da UE.

Em sua reação à decisão da Comissão, o porta-voz da empresa garantiu que o TikTok está empenhado em "minimizar os fluxos de dados [de seus usuários] fora da Europa".

"Continuamos melhorando nossa abordagem de segurança dos dados, incluindo o estabelecimento de três centros de dados na Europa para armazenar os dados dos usuários localmente, e reduzir ainda mais o acesso dos funcionários a esses dados", frisou.

Marinha dos EUA divulga imagens do resgate do balão chinês no mar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.