Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Sul e Estados Unidos disparam mísseis no Mar do Japão após teste norte-coreano

Teste foi teria sido uma resposta às ações militares de Pyongyang no dia anterior, que levaram temor à região asiática

Internacional|

Exercícios conjuntos elevam tensões na Ásia
Exercícios conjuntos elevam tensões na Ásia Exercícios conjuntos elevam tensões na Ásia

A agência sul-coreana de notícias Yonhap reportou nesta terça-feira (4) que a Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam quatro mísseis no Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste.

Os disparos foram uma resposta ao lançamento, na véspera, de um míssil balístico norte-coreano que sobrevoou o Japão, algo que não acontecia há cinco anos, informou o exército sul-coreano.

As forças armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos dispararam, respectivamente, dois mísseis do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (Atacms, na sigla em inglês), que impactaram alvos de teste, informou o Estado-maior Conjunto da Coreia do Sul.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, qualificou o disparo de Pyongyang de "provocação" e defendeu uma "resposta firme". Nesta terça, aviões-caça americanos e sul-coreanos realizaram um exercício com bombardeios no Mar Amarelo.

Publicidade

A última vez que Pyongyang disparou um míssil sobre o Japão foi em 2017, em meio a um período de alta tensão entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o então presidente americano, Donald Trump.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o último teste norte-coreano foi "claramente uma escalada".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.