Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detida sem fiança, mulher de 'El Chapo pode pegar prisão perpétua

Emma Coronel foi presa na segunda, acusada de conspiração para tráfico e venda de drogas em território norte-americano

Internacional|Da EFE

Emma Coronel durante o julgamento de El Chapo, em 2019
Emma Coronel durante o julgamento de El Chapo, em 2019 Emma Coronel durante o julgamento de El Chapo, em 2019

A juíza federal Robin Meriweather ordenou nesta terça-feira (23) a prisão preventiva sem direito fiança da esposa do traficante de drogas mexicano Joaquin 'El Chapo' Guzmán, Emma Coronel Aispuro, por acusações de tráfico de drogas.

Leia também: Esposa do famoso traficante mexicano El Chapo é presa nos EUA

Presa nesta segunda-feira no estado da Virgínia, perto de Washington, Emma pode pegar uma pena que varia de dez anos de prisão até prisão perpétua, além de ter que pagar uma multa de até US$ 10 milhões, se for condenada.

A situação foi detalhada por Meriweather, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, durante a primeira audiência do caso, que a acusada ouviu por chamada de vídeo de uma cela do centro de detenção onde para o qual foi levada ontem.

Publicidade

Acusação de tráfico

Através de um intérprete para o espanhol, a juíza lembrou a Ema que há uma queixa criminal contra ela acusando-a de "conspiração para distribuir um quilograma ou mais de heroína, cinco quilos ou mais de cocaína, 1 mil quilos ou mais de maconha e 500 gramas ou mais de metanfetamina".

Além de conspirar para transportar ilegalmente as drogas para os Estados Unidos, as autoridades a acusam de ajudar e incentivar as atividades do cartel de Sinaloa, que foi liderado por El Chapo, declarou a magistrada.

Publicidade

O promotor de justiça dos EUA no caso, Anthony Nardozzi, pediu durante a audiência que Emma fosse mantida sob custódia até o julgamento e sem fiança, considerando que há "um sério risco de fuga".

"A ré tem acesso a parceiros no crime que são integrantes do cartel de Sinaloa, bem como a meios financeiros que significam que ela apresenta um sério risco de fuga. Além disso, ela não tem vínculos diretos com a área de Washington, D.C., onde está sendo mantida", salientou Nardozzi.

Publicidade

Os advogados de Emma não recorreram do pedido da acusação, mas se reservaram o direito de apresentar um pacote de fiança no futuro, e a esposa de El Chapo permanecerá detida até a próxima audiência, que a juíza propôs que fosse marcada para daqui a duas semanas. Contudo, a defesa afirmou que poderia precisar de mais tempo para se preparar e sugeriu negociar com o Ministério Público uma data posterior.

Leia também: As mil vidas de 'El Chapo', o traficante mais famoso do México

A defesa é liderada por Jeffrey Lichtman, que foi um dos melhores advogados de El Chapo durante seu julgamento, há dois anos, em Nova York, e que será assistido por Mariel Colón, que também defendeu o traficante e se tornou o confidente de Emma.

A esposa de El Chapo mal falou durante a audiência, limitando-se a respostas monossilábicas às perguntas do juiz sobre sua capacidade de acompanhar o processo e conhecer seus direitos, e só confirmou no final: "Eu entendi tudo muito bem, obrigada".

Emma, de 31 anos, que tem nacionalidade americana e mexicana, foi presa ontem no Aeroporto Internacional de Dulles, na Virgínia. A ré, que tem filhas gêmeas com El Chapo, atraiu a atenção da mídia quando acompanhou o marido durante seu julgamento em Nova York, que terminou em 2019 com uma sentença de prisão perpétua, que o famoso traficante cumpre no Colorado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.