Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange é preso em Londres

Ele estava em asilo na embaixada do Equador na capital inglesa, mas governo equatoriano o entregou à polícia nesta quinta-feira

Internacional|Do R7, com Reuters

Julian Assange foi preso nesta quinta-feira
Julian Assange foi preso nesta quinta-feira Julian Assange foi preso nesta quinta-feira

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi preso nesta quinta-feira (11), em Londres, após o governo do Equador retirar o asilo político dele, que estava na embaixada do país desde 2012. 

De acordo com a Scotland Yard, sede central da Polícia Metropolitana de Londres, a prisão aconteceu após um pedido de extradição feito pelos Estados Unidos, assim como ao fato de ele ter violado as condições de liberdade condicional em 2012.

As relações de Assange com seus anfitriões esfriaram desde que o Equador o acusou de vazar informações sobre a vida pessoal do presidente Lenin Moreno. Moreno disse que Assange violou os termos do seu asilo.

Foram as próprias autoridades equatorianas que entregaram o fundador do site à polícia de Londres. 

Publicidade

Leia também

Assange fez manchetes internacionais no início de 2010, quando o WikiLeaks publicou um vídeo militar dos EUA mostrando um ataque de helicópteros Apache em 2007, que matou 12 pessoas em Bagdá, incluindo duas equipes de notícias da Reuters.

Mais de 250 mil telegramas classificados de embaixadas dos EUA seguiram, depois quase 3 milhões datados de 1973.

Publicidade

Para alguns, Assange é um herói por expor o que os defensores expressam como abuso de poder pelos estados modernos e por defender a liberdade de expressão. Para outros, ele é um rebelde perigoso que minou a segurança dos Estados Unidos.

Assange se refugiou na embaixada para evitar ser extraditado para a Suécia, onde as autoridades queriam interrogá-lo como parte de uma investigação de agressão sexual.

Publicidade

Essa investigação foi mais tarde descartada, mas o WikiLeaks teme que os Estados Unidos queiram processá-lo.

Celebridades comentam prisão de Assange

A notícia da prisão do fundador do WikiLeaks repercurtiu nas redes sociais e celebridades foram às suas contas para comentar o ocorrido. 

A atriz Pamela Anderson, que fez visitou Assange várias vezes na embaixada equatoriana disse que estava "em choque" com a prisão e acusou a Grã-Bretanha de prender Assange para desviar a atenção do Brexit.

"Estou em estado de choque. Não consegui ouvir claramente o que ele disse? Ele parece muito mal. Como você pode Equador (sic)? (Porque ele te expôs). Como você pôde no Reino Unido?", disse a atriz em sua conta no Twitter.

Edward Snowden, o ex-contratado da NSA que vazou documentos sigilosos sobre os programas de vigilância dos EUA em todo o mundo em 2013, também reagiu à notícia de que Assange foi preso em sua conta no Twitter.

"Os críticos de Assange podem aplaudir, mas este é um momento sombrio para a liberdade de imprensa", afirmou Snowden.

" gallery_id="5caf216919d22438c200010e" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/fundador-do-wikileaks-julian-assange-e-preso-em-londres-11042019"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.